Centro investiga, notifica e, com apoio de áreas técnicas, busca inibir transmissão de doenças.
Com a notícia da circulação do coronavírus, o interesse em saber sobre casos notificados e a confirmação ou descarte da doença aumentou e colocou em evidência o trabalho do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Saúde. O setor disponibiliza canais de comunicação, 24 horas por dia, sete dias por semana, para profissionais e população comunicarem sobre casos suspeitos, não só do Covid-19, mas de outros agravos, como meningite, febre amarela, leptospirose e dengue.
“Somos um serviço de epidemiologia de campo e compomos a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública. Investigamos todos os agravos de notificação imediata e os inusitados”, diz o técnico do Cievs, Mateus de Paula. O centro tanto vai a campo em razão de solicitação dos profissionais quanto faz o trabalho de busca ativa, nas rondas durante finais de semana e feriado, quando as vigilâncias epidemiológicas locais não funcionam.
Segundo a gerente do centro, Elaine Morelo, durante as visitas, são colhidos exames do paciente e de todas as pessoas que tiveram contanto com ele e notificados os casos. “Dentro do Cievs também temos o trabalho de monitoramento. Por exemplo, no caso como do coronavírus, se há um suspeito em um voo e há passageiros que desembarcaram em Brasília, nós recebemos a lista e entramos em contato com todos eles para avaliar e acompanhar”, explica.
De acordo com Mateus, a importância do trabalho do Cievs é proteger o não doente. “Por meio do paciente, temos a informação de onde e como ocorreu o adoecimento e, assim, tentar interromper a cadeia de transmissão”, frisa.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) disponibiliza o telefone (61) 99221 9439 e o e-mail notificadf@gmail.com para atendimento a profissionais e população, no caso de notificação de casos suspeitos de diversas doenças.
REDE – O Cievs do DF compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, do Ministério da Saúde, que conta com 54 centros ativos em todo o Brasil, com representações em 26 Estados, 1 no Distrito Federal, em todas as 26 capitais, e em um município estratégico localizado no município de Foz do Iguaçu/PR.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111