22.5 C
Brasília
20/04/2024
InícioNotíciasDestaquesCom educação e diversão, Neoenergia Brasília ensina como economizar energia

Com educação e diversão, Neoenergia Brasília ensina como economizar energia

“A UME tem a função de capacitar professores e orientar alunos e seus familiares por meio de oficinas, eventos e apresentações didáticas”, explica a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. “Queremos incentivar todos que passarem por lá a exercitarem conceitos de consumo eficiente, cidadania e preservação ambiental”, completa.

Nos últimos seis meses, mais de 5 mil pessoas conheceram a Unidade Móvel Educativa. Veículo oferece atividades interativas e educativas sobre consumo consciente, com experimentos, jogos e realidade aumentada

A Neoenergia Brasília acredita na educação como parte da formação de hábitos relacionados ao uso eficiente e seguro de energia elétrica, assim como para o desenvolvimento de uma consciência cidadã, que pensa na preservação ambiental e na economia familiar. Em mais uma ação em comemoração ao primeiro ano de operação da distribuidora na capital federal, a concessionária oferece a crianças e adultos de Ceilândia, de 23 a 25 de março, das 8h às 17h, e dia 26, das 8h às 11h, o projeto Aulas com Energia. A ação conta com a presença da Unidade Móvel Educativa (UME), equipada com geração fotovoltaica, eólica e experimentos interativos. O aprendizado acontece por meio de atividades interativas, como realidade aumentada, projeção mapeada e jogos e experimentos.

Desde que começou a operar, em outubro do ano passado, mais de 5 mil pessoas já conheceram o veículo. Em um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia, a proposta do espaço é estimular o uso da energia sem desperdício, além de apresentar, de forma lúdica e interativa, os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes. Dotado de placas fotovoltaicas e um aerogerador, o veículo possui um expositor com os equipamentos que compões os sistemas de geração fotovoltaica e eólica.

A iniciativa percorre, semanalmente, escolas públicas e privadas das regiões administrativas do Distrito Federal. “A UME tem a função de capacitar professores e orientar alunos e seus familiares por meio de oficinas, eventos e apresentações didáticas”, explica a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. “Queremos incentivar todos que passarem por lá a exercitarem conceitos de consumo eficiente, cidadania e preservação ambiental”, completa.

Para isso, o caminhão está adaptado com modernas tecnologias para realizar atividades pedagógicas. O veículo dispõe de um avançado mecanismo eletrônico que permite a duplicação do espaço interno, por meio de um assoalho retrátil, transformando o lugar em uma sala de aula climatizada, um laboratório com filmes em três dimensões (3D) e experiências sobre uso eficiente de energia, além de palco para apresentações, com iluminação cênica, vídeos e maquetes.

Os participantes recebem orientações, com exibição de filmes e palestras, sobre o uso seguro e consciente da energia. Por meio de uma maquete virtual, podem conhecer como funcionam as usinas eólicas, solar e hidrelétrica e têm acesso a dicas de eficiência energéticas na “Casa Eficiente”. À noite, é possível a instalação de tela externa para exibições de curtas e longas metragens a grandes públicos.​

Essas iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia Brasília, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são viabilizadas em parceria com as regiões administrativas e entidades locais, e são voltadas aos clientes residenciais baixa renda.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -