Por Caio Barbieri
Numa cadeira do Congresso Nacional por 16 anos, o senador Cristovam Buarque (PPS) conquistou apenas uma zona eleitoral do DF. As 31 regiões administrativas do Distrito Federal são divididas em 19 partes pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF).
Ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar saiu vitorioso justamente na área onde mantém residência fixa, a Asa Norte, na tentativa de renovação do mandato.
Mais sobre o assunto:
- Cristovam desabafa após perder a reeleição: “Sinto ‘frustralívio’”
- Eleições 2018: após dois mandatos, Cristovam é derrotado para o Senado
Na Asa Sul, outro local onde tinha tradição em votos, acabou na vice-liderança, perdendo para o advogado Paulo Roque (Novo).
Em todas as outras 17 zonas eleitorais, o ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) foi derrotado pela dupla que assumirá as duas cadeiras pelo DF em fevereiro: Leila Barros (PSB) e Izalci Lucas (PSDB).
A campeã de votos conquistou 14 dessas 17, sendo o tucano vice-líder de preferência do eleitorado. Outras duas foram vencidas pelo atual deputado federal, mas com Leila em segundo lugar. Os dados são da Justiça Eleitoral.
Fonte: Metrópoles