DF e Goiás apresentaram ao ministro das Relações Institucionais uma proposta para a gestão do transporte público do Entorno, região que engloba cidades próximas ao Distrito Federal. O objetivo é criar um conselho técnico que conte com a participação do governo federal para custear parte do valor da tarifa paga pelos usuários, complementando-a ao custo real da passagem. Com isso, seria possível dividir os custos da tarifa entre DF, Goiás e governo federal, evitando um possível aumento de até 40% proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo a governadora em exercício, a criação do consórcio possibilitaria uma fiscalização permanente e uma tarifa mais justa para o contribuinte. A proposta já havia sido apresentada na primeira reunião entre os governadores do DF e de Goiás com o então presidente Lula da Silva, e é vista como uma solução específica para a região do Entorno, devido à sua condição geográfica única.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também ressaltou a importância da proposta em contraposição ao possível aumento da tarifa para o cidadão. Ele afirmou que o consórcio interfederativo poderia contribuir com o diferencial entre a tarifa paga pelo cidadão e a tarifa técnica paga pelo governo, proporcionando uma tarifa compatível com a realidade dos usuários.
Caiado também destacou que o governo federal dará prioridade máxima ao assunto, a fim de evitar o reajuste proposto pela ANTT. A proposta apresentada pelos governadores, portanto, busca encontrar uma solução que contemple as necessidades dos usuários do transporte público do Entorno, ao mesmo tempo em que divide os custos entre DF, Goiás e governo federal.
Fonte: Agência Brasília