Pessoas com idades entre 20 e 29 anos devem se vacinar
O Dia D da segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo foi no sábado (30). O público-alvo são os jovens entre 20 e 29 anos. Ao todo, 51 salas de vacina estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) de todo o Distrito Federal, das 8h às 17h. Um posto itinerante será montado no Shopping Deck Norte, no Lago Norte, durante o horário comercial, para aproveitar o fluxo de pessoas.
“Há um esforço do governo para vacinar esses jovens, pois é uma faixa etária com alto índice de casos de sarampo e que não está com a cartão de vacina em dia. Lembrando que dos cinco casos notificados no DF, este ano, três foram nessa faixa etária e outro em uma pessoa de 18 anos”, detalhou a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.
O objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral. Além dela defender contra rubéola e caxumba, também protege contra o sarampo. Por isso, é importante para o público-alvo resgatar o cartão de vacina e levar aos postos.
“É necessário que levem o cartão para avaliarmos a situação vacinal. De preferência, resgatem todas as cadernetas, até as de infância, para verificarmos que vacinas faltam. Caso não tenham nenhum cartão, podem comparecer mesmo assim, para atualizarem a situação vacinal e receberem um novo”, ressalta a técnica de Imunização da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis de Transmissão Hídrica e Alimentar, Fernanda Ledes.
Todos os indivíduos, entre um e 29 anos, têm de ter duas doses da vacina Tríplice Viral, e dos 30 aos 49 anos, uma dose.
DISPONIBILIDADE – Apesar de sábado ser o último dia de campanha neste ano, a vacina está disponível conforme a rotina das unidades, que funcionam de segunda a sexta-feira nos horários específicos de cada local.
Ao todo, 200 mil doses da Tríplice viral foram disponibilizadas para o Distrito Federal. A vacina é encaminhada a todos os estados pelo Ministério da Saúde.
DOENÇA – O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.
Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima, informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a doença evitem deslocamentos desnecessários, pois o sarampo é altamente contagioso.
A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para óbito. Embora os adultos sejam mais resistentes que as crianças, as complicações são as mesmas. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111