Iniciativa faz parte do projeto Concerto da Saúde
Mesmo com dificuldades respiratórias, o paciente Antônio Mendes, 84 anos, quis sair de seu leito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho para ver a apresentação do dueto de violoncelo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, nesta sexta-feira (26), na unidade. Usando uma extensão para seu ponto de oxigênio, Antônio pode acompanhar o concerto e ainda pediu para tocarem Feira de Caruaru, de Luiz Gonzaga. “Foi maravilhoso”, disse, emocionado.
Assim como ele, outros pacientes e servidores ficaram encantados com as músicas tocadas pelo dueto. A ação faz parte do projeto “Concertos da Saúde”, fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Cultura que, este ano, está priorizando as UPAs. O objetivo é levar arte e cultura, além de humanização, aos pacientes e servidores das unidades de saúde do Distrito Federal.
“Por mim, fariam toda semana. É a primeira vez que fazem algo do tipo aqui”, contou a técnica de enfermagem Lurdes Santos, que acompanhava Antônio e o ajudou a se locomover até o local da apresentação. “A música traz alegria para todos, sejam servidores ou pacientes. Alivia a dor e também a alma. Precisamos disso para nossas vidas”, ressaltou ela.
Emocionada ao ouvir Luiz Gonzaga, a paciente Josefa Gomes, 66 anos, disse acreditar que o evento é uma oportunidade de os pacientes se esquecerem, por um momento, do tratamento de saúde. Ela está internada há três dias na UPA, com problemas de coração. “Achei lindo. Com a música, acabei me lembrando dos tempos em que era mais nova. Acabei esquecendo que estava doente, por um instante”, brincou.
Para a gerente da UPA de Sobradinho, Telma Moreira, o projeto é de uma valia imensurável. “É um momento em que percebemos que aquela dor do paciente é minimizada de alguma forma. Ao mesmo tempo, também alcança os servidores e ajuda a quebrar a rotina. É gratificante para todos”, declarou.
MÚSICAS – Na ocasião, os músicos Ocelo Mendonça e Gidesmir Alves atenderam aos pedidos de pacientes e servidores, que solicitaram músicas como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Batendo na porta do Céu, na versão de Zé Ramalho de Knockin’ on Heaven’s Door. Também não faltaram outros clássicos, como Ave Maria e Como é grande o meu amor por você, do rei Roberto Carlos.
Os eventos do Concertos da Saúde estão programados para acontecer a cada 15 dias, em locais diferentes, sendo prioridade percorrer as UPAs neste primeiro semestre e, em seguida, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O projeto teve início no ano passado e, na época, passou por 15 hospitais da rede pública de saúde.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de imagens da Saúde clicando aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111