As declarações de hostilidade a Brasília do ministro-chefe da Casa Civil contra Brasília, provocou reação indignada do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para quem Rui Costa “não passa de um idiota”, completo.
“Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”, observou Ibaneis, lembrando a pressão do Palácio do Planalto para que o relator do arcabouço fiscal, Cláudio Cajado (PP), baiano como o ministro, incluísse no projeto um “jabuti” prejudicando o fundo para o DF que a Constituição prevê.
Ibaneis observou que o presidente Lula nunca demonstrou pensar como o ministro, mas, na Bahia, o ministro afirmou durante evento na Bahia, que a transferência da capital para Brasília “fez mal” ao país, requentando uma velha queixa superada nos anos 1960.
Rui Costa, que nunca foi visto circulando na capital, chamou Brasília de “ilha da fantasia”. Numa demonstração de total desconexão com a realidade, ele disse ainda que na cidade “o certo, para muitos, está errado. E fazer o errado, para muitos, é que o certo”.
O deputado distrital Chico Vigilante do PT criticou as palavras de Rui Costa, mas em tom ameno. Após dizer que ministro está “equivocado”, o deputado afirmou que suas palavras demonstram “um completo desconhecimento da capital federal”, e o convidou a conhecer a cidade.
Fonte: Diário do Poder