No valor de R$ 149 milhões, empréstimo de deve ser utilizado na construção de ponte em uma das cidades mais importantes do Estado; ‘Para nós é um momento histórico, a primeira operação dessa natureza que a gente firma com um ente da federação’, disse o presidente do BRB
Uma das novas políticas da atual gestão do Banco de Brasília (BRB) é sua expansão para além da capital federal. Como qualquer banco, o BRB precisa de clientes e, para isso, uma das medidas encontrada pela instituição é de fazer investimentos em outros Estados e países.
Exemplo dessa nova política foi realizado na quinta-feira (15) passada quando o BRB assinou contrato no valor de R$ 149 milhões com o governo do estado de Tocantins. O dinheiro deve ser utilizado na construção de uma ponte de alta infraestrutura na cidade de Porto Nacional.
“Para nós é um momento histórico, a primeira operação dessa natureza que a gente firma com um ente da federação, seguindo orientação do governador Ibaneis Rocha, para que a gente levasse o BRB para outros cantos do país, crescesse, aumentasse o nosso impacto como banco público”, disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
O empréstimo concedido pelo BRB deve proporcionar que a conclusão da obra de construção da ponte seja concluída dentro do prazo estabelecido. O empreendimento, que iniciou em 2019, teve sua edificação reduzida justamente em razão da falta de verba. Agora, com o contrato junto ao BRB, o governo de Tocantins espera concluir a obra que deve atender à população de 139 municípios tocantinenses.
“Desde que assumimos, tivemos a preocupação de organizar a casa, equilibrar as finanças para que o Estado voltasse a ter crédito junto ao governo federal, às instituições financeiras e aos investidores, e com isso, recolocar o Tocantins nos trilhos do desenvolvimento”, explica o governador de Tocantins, Mauro Carlesse (DEM).
Carlesse disse ainda que sua gestão deve buscar mais empréstimo junto aos bancos públicos para poder movimentar outros setores da economia de Tocantins. Segundo o governador, áreas como turismo, agronegócio e indústria devem ser os próximos setores que estarão abertos a propostas de investimentos. “Temos uma boa logística. E a gente tem feito o melhor para que o Estado tenha confiança e credibilidade, com o objetivo de melhorar a vida do cidadão, servir melhor à população. E, essa obra especificamente é um desejo da população e uma necessidade para o Estado”, Carlesse.
O presidente do BRB destacou que a assinatura de um empréstimo desta natureza marca um “histórico” e demonstra que a instituição está no caminho certo em relação à postura adotada pela atual gestão. “É um passo importante, obrigado pela confiança, e a gente está aqui firmando, certamente, a primeira de muitas parcerias com o Estado”, disse Paulo Henrique Costa.
Fonte: Assessoria do BRB / Blog do Ulhoa