17.5 C
Brasília
26/04/2024
InícioNotíciasDistrito FederalEm três dias de campanha, Saúde imunizou mais de 140 mil cães...

Em três dias de campanha, Saúde imunizou mais de 140 mil cães e gatos contra raiva.

Vacina está disponível durante o ano todo no DF

Nos três dias da Campanha de Vacinação Antirrábica, a Secretaria de Saúde atingiu a marca de 142.102 cães e gatos vacinados (números parciais). Foram dois dias na área urbana e um na zona rural.  O quantitativo representa 53% da meta estabelecida pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde para este ano, que era imunizar 270 mil animais.

Somente no último sábado (21), 69.945 cães e gatos foram vacinados contra raiva na última etapa da área urbana. No dia 14 de setembro, outros 48.027 bichos receberam a dose. Em 31 de agosto, na área rural, a campanha beneficiou mais 25.985 animais.

Apesar do elevado número de animais vacinados, o quantitativo de doses aplicadas ainda precisa aumentar. Por esse motivo, a pasta disponibiliza, diariamente, a vacinação a quem buscar. Até junho de 2019, 7.583 cães e gatos foram vacinados nos postos fixos.

“A população pode procurar, durante o ano todo, na sede da Vigilância Ambiental e nos núcleos regionais do órgão em Sobradinho, Gama, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Ceilândia, São Sebastião e Paranoá, de segunda a sexta, das 8h às 17h”, destaca o gerente de Vigilância Ambiental da Zoonoses, Jadir Costa Filho. Confira aqui.

“O serviço é oferecido gratuitamente, mas muita gente não sabe. O objetivo é dar uma oportunidade de proteger os animais que perderam a campanha de vacinação antirrábica”, explicou Jadir.

ORIENTAÇÕES – A vacina contra raiva protege por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses. A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando.

Os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas.

DOENÇA – A raiva pode ser transmitida do animal para o homem por meio da mordida ou pelo contato de ferimento com a saliva do bicho infectado. A vacina contra raiva permite que o cão e o gato criem anticorpos para se defender da doença.

Em caso de suspeita da patologia, é importante deixa-lo em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais. Caso não seja possível observá-lo em casa, deve-se encaminhá-lo ao canil da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -