Como forma de homenagear autoridades e personalidades que, no exercício de suas funções, prestaram serviços relevantes para a defesa dos recursos públicos, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizou, na terça-feira, 26 de setembro, a Solenidade de Outorga da Comenda da Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa. A homenagem ocorreu em Sessão Especial no Plenário da Corte de Contas e marcou o fim das comemorações alusivas aos 63 anos do Tribunal.
Foram agraciados com a medalha Grã-Cruz, o maior grau da comenda, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz.
O presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Márcio Michel, abriu a sessão agradecendo a presença das autoridades e servidores. Também ressaltou que a Comenda da Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa simboliza a excelência e dedicação daqueles que contribuem para a defesa do erário, para o controle dos gastos públicos e para melhorias voltadas ao coletivo. “Hoje, mais do que nunca, é importante valorizar quem trabalha incansavelmente para assegurar que os recursos públicos sejam utilizados da maneira mais eficaz em benefício de todos”, afirmou.
Para o governador Ibaneis Rocha, a homenagem é um reconhecimento do Tribunal ao trabalho realizado por todos aqueles que se empenham para oferecer serviços públicos de qualidade à população do DF. “Recebo com muita satisfação e alegria esta comenda e sei que ela não vem só em meu nome, mas em nome de todos os servidores do Distrito Federal que se dedicam para transformar a vida dos moradores da nossa cidade, principalmente daqueles que mais precisam dos nossos serviços. Essa honraria vem nos mostrar que estamos no caminho certo”, agradeceu.
Durante sua fala, o governador também ressaltou o trabalho de Controle Externo realizado pelo TCDF. “O Tribunal de Contas do DF é um verdadeiro parceiro da cidadania. Estendo meus agradecimentos a todos os servidores desta casa, que prestam um excelente serviço à população do Distrito Federal. Nós temos aqui o maior nível de segurança nas licitações que são feitas na nossa cidade e eu posso dizer isso com tranquilidade porque estou à frente do Governo do DF há quase cinco anos, acompanhando esse belíssimo trabalho,” elogiou.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Wellington Luiz, ressaltou a importância da condecoração. “Pra mim, é motivo de muita honra receber esta comenda. Eu venho de uma família muito pobre, sem recursos. Então, chegar neste Tribunal sendo agraciado ao lado do ministro Aroldo Cedraz, que é uma reserva moral deste país, é motivo de muito orgulho pra mim, pra minha família e amigos”, afirmou.
O ministro do TCU Aroldo Cedraz também se emocionou ao receber a honraria. “Estou lisonjeado com a homenagem desta casa, que tem buscado honrar a importante função para a democracia, que é o Controle Externo aqui no Distrito Federal”, disse.
Ao todo, 20 pessoas foram agraciadas com a comenda, entre elas servidores da ativa e aposentados do Tribunal de Contas do DF que prestaram serviço de qualidade e excelência no exercício de suas funções.
Por fim, o presidente do TCDF, Conselheiro Márcio Michel, lembrou da participação de toda a Corte na escolha dos servidores agraciados com a comenda. Sob a coordenação da Comissão dos 63 anos do TCDF, os chefes das unidades sugeriram os nomes daqueles que deveriam ser homenageados pelo seu trabalho. “Essas indicações não são apenas minhas, mas de toda a Casa”, destacou.
Após a sessão especial, houve apresentação de um dueto de harpa e flauta do Teatro Nacional Cláudio Santoro e um coquetel foi oferecido para os presentes, finalizando, assim, os festejos em comemoração aos 63 anos da Corte de Contas.
Sobre a Comenda da Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa
Instituída pela Resolução TCDF nº 167, de 13 de julho de 2004, e dividida em graus (Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficial; e Cavaleiro), a honraria é concedida àqueles que contribuem para a defesa do erário, do controle dos atos de gestão pública e para o realce das instituições de controle no exterior, no Brasil ou no Distrito Federal (DF).
Confira abaixo a lista dos condecorados:
Grã-Cruz
- Ibaneis Rocha Barros Júnior (Governador do Distrito Federal)
- Welington Luiz (Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal)
- Aroldo Cedraz de Oliveira (Ministro do Tribunal de Contas da União)
Grande Oficial
- Josaphá Francisco dos Santos (Desembargador do TJDFT)
- Ludmila Lavocat Galvão (Procuradora-Geral do Distrito Federal)
- Marcos Felipe Pinheiro Lima (Procurador do Ministério Público junto ao TCDF)
- Valdetário Andrade Monteiro (Advogado e ex-ministro do CNJ)
- Sebastião Baptista Affonso (Ex-consultor Jurídico do TCDF)
Comendador
- Getúlio Américo Moreira Lopes (Reitor do UniCeub)
Oficial
- Libânio Alves Rodrigues (Promotor de Justiça do MPDFT)
- Walter José Faiad de Moura (Advogado e Professor Universitário)
- Francisco Emerenciano (Advogado)
- João Batista Monteiro Tajra, post mortem, (Cirurgião-Geral e Professor Universitário)
- Ariel Dias Lima (Analista Administrativo de Controle Externo e Secretário de Gestão de Pessoas do TCDF)
- Luiz Genédio Mendes Jorge (Auditor de Controle Externo e Diretor da Divisão de Planejamento do TCDF)
- Agnaldo Moreira Marques (Auditor de Controle Externo e Secretário de Macroavaliação da Gestão Pública do TCDF)
- Sônia Maria dos Santos Castro (Auditora de Controle Externo do TCDF)
- José Augusto de Andrade Pinto (Auditor de Controle Externo do TCDF)
Cavaleiro
- Marta Moura de Andrade (Analista Administrativo de Controle Externo do TCDF)
- Gilvando José Lourenço (Analista Administrativo de Controle Externo do TCDF)
Fonte: TCDF