A partir de segunda-feira (18), para melhorar o trânsito, o Governo do Distrito Federal começa a operação EPTG (Estrada Parque Taguatinga). Os ônibus que vão no sentido Plano Piloto passarão a usar a faixa reversa, e os demais veículos poderão usar a via que hoje é exclusiva dos ônibus. Essa alteração vale em dias úteis, das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45. A mudanças têm como meta reduzir em até 30 minutos o tempo de viagem no transporte coletivo.
Entenda o caso
A deputada federal, Celina Leão (PP/DF), desde 2014, quando exercia o mandato como distrital já apresentava projetos de leis para solucionar os diversos problemas com o trânsito na EPTG. “Sempre estive preocupada em trazer soluções, mas encontrava barreiras nos governos anteriores, agora tudo é discutido de forma a priorizar o que é melhor para a população do DF”, afirmou Celina.
A ação tem caráter provisório e está sendo implementada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). A intenção é que a mudança dure até que seja implantado o sistema BRT definitivamente na EPTG, com as paradas no canteiro central da rodovia e uso dos ônibus que têm porta do lado esquerdo.
“Estou alinhada com o GDF. Mesmo sendo algo temporária, irei pontuar outras medidas a serem acertadas e estudadas pelo Governo. É apenas o primeiro passo”, concluiu a parlamentar.
Como fica:
Das 6h às 9h – a faixa será reversa no sentido Taguatinga/Plano Piloto (onde o fluxo é intenso. Apenas as linhas de ônibus com destino ao Plano Piloto trafegarão na faixa exclusiva, no sentido reverso.
Das 17h30 às 19h45 – a faixa será reversa no sentido Plano Piloto/Taguatinga. Apenas as linhas de ônibus com origem no Plano Piloto trafegarão na faixa exclusiva, no sentido reverso.
No horário de pico, todos os carros poderão utilizar a faixa exclusiva no sentido do fluxo
Fora do horário de pico, apenas as linhas semiexpressas, transporte escolar, táxis, ambulâncias, carros oficiais e outros autorizados pelo poder público é que poderão utilizar a faixa exclusiva.
No horário entrepico, as linhas de ônibus, com exceção das linhas semiexpressas, voltam a trafegar nas marginais. – ou seja, as linhas que utilizaram a faixa reversa no horário de pico voltam para a via marginal.
Já as linhas de ônibus que trafegam pela EPTG e que possuem destino intermediário – Águas Claras, Vicente Pires, Guará e outros destinos – continuam trafegando nas marginais.
Fonte: Ascom Deputada Federal Celina Leão com informações do DER/DF – Agência Brasília