26.5 C
Brasília
28/02/2024
InícioNotíciasDestaquesGDF mobiliza equipes durante alertas de chuvas intensas

GDF mobiliza equipes durante alertas de chuvas intensas

“Estamos desde ontem monitorando a situação e estamos preocupados com a segurança das pessoas. O governo está aqui para apoiar as famílias e tomar todas as providências necessárias”, destacou a governadora em exercício Celina Leão.

A governadora em exercício Celina Leão decretou estado de alerta no Distrito Federal nesta quarta-feira (3), em resposta às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. A medida, que deve durar até o mês de março, mobiliza todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para atendimento à população em situação de risco.

As intensas chuvas registradas entre terça-feira (2) e quarta-feira (3) levaram Celina Leão a tomar a decisão, colocando em prontidão todos os órgãos do governo voltados para a prevenção e assistência à população. O objetivo é agir 24 horas por dia para minimizar os transtornos decorrentes das tempestades.

“Estamos desde ontem monitorando a situação e estamos preocupados com a segurança das pessoas. O governo está aqui para apoiar as famílias e tomar todas as providências necessárias”, destacou a governadora em exercício Celina Leão.

Em uma reunião com órgãos e administrações regionais, a governadora em exercício anunciou medidas preventivas e estratégias de enfrentamento nas áreas mais afetadas pelos temporais. “Estamos mobilizados desde o início das chuvas. Hoje criamos um grupo de trabalho e decretamos um alerta para que as secretarias e os órgãos de prevenção fiquem atentos, e estamos mapeando as regiões que tiveram mais danos, como na Vila Cauhy, Candangolândia, Arniqueira e Sol Nascente, e também fazemos alerta à população da continuidade das chuvas e do trabalho preventivo”, afirma Celina Leão.

O Decreto nº 45.382 tem como objetivo dar celeridade nas respostas do governo em caso de fortes chuvas e outras ocorrências. Para isso, o DF foi dividido em 15 grupos multidisciplinares e foram designados responsáveis pela organização e envio de equipes para os locais afetados. O texto garante a mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

“Desde a madrugada os grupos de trabalho do GDF estão atuando para auxiliar os moradores. Montamos uma base de atendimento com as equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Administração Regional e outras pastas do governo para dar suporte e amparar os moradores nas principais necessidades” Valmir Lemos, secretário de Governo em exercício do DF.

O grupo, liderado pela Secretaria de Governo, será responsável por mapear os pontos mais impactados pelas chuvas, emitir alertas diários e realizar reparos permanentes, especialmente nas áreas em obras, como o Sol Nascente. “A ideia é fazermos reparos permanentes, principalmente nas regiões em obras como o Sol Nascente. Nos últimos dois dias já choveu 80% de quase todo o mês de janeiro, vamos trabalhar na prevenção para preservar as vidas das famílias”, diz a governadora em exercício.

Segundo a Secretaria de Governo do DF, até o momento, 15 regiões administrativas foram afetadas pelas chuvas, com destaque para Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, e áreas da Candangolândia. Nessas localidades, 60 famílias foram desalojadas devido ao transbordamento do Córrego Riacho Fundo.

Acolhimento na Vila Cauhy

No início da tarde desta quarta-feira (3), Celina Leão, visitou a Vila Cauhy, para vistoriar as áreas mais atingidas e conversou com os moradores e líderes comunitários. Na região, a governadora em exercício determinou ações para segurança e acolhimento das famílias, incluindo a criação de um abrigo e a integração delas aos programas sociais do GDF.

“Estamos desde ontem monitorando a situação e estamos preocupados com a segurança das pessoas. O governo está aqui para apoiar as famílias e tomar todas as providências necessárias. Nossa preocupação inicial é levá-las para um local seguro, e a inclusão nos programas sociais, como o Prato Cheio”, disse a governadora em exercício.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está organizando um espaço de acolhimento no Ginásio do Núcleo Bandeirante, próximo à Administração Regional, com capacidade para aproximadamente 200 famílias. O local oferecerá todos os equipamentos necessários para conforto e segurança dos moradores, entre eles, colchões, lençóis, instalações sanitárias e alimentação.

Uma base para atendimento imediato com os órgãos de assistência e de segurança também foi montada na entrada da Vila Cauhy. “Desde a madrugada os grupos de trabalho do GDF estão atuando para auxiliar os moradores. Montamos um ponto de apoio com as equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Administração Regional e outras pastas do governo para dar suporte e amparar os moradores nas principais necessidades”, diz o secretário de Governo em exercício do DF, Valmir Lemos.

Alerta de chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta quarta-feira, um alerta laranja, que sinaliza risco de chuvas intensas em todo o DF. O volume de chuvas pode chegar a 60 mm/h ou até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

03/01/2024 - GDF mobiliza equipes durante alertas de chuvas intensas

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -