O governador Ibaneis Rocha aprova o maior reajuste salarial da história do Distrito Federal, que representa reajuste de 18% para servidores públicos e de 25% para cargos em comissões.
O aumento beneficiará cerca de 220 mil pessoas e será aplicado em três etapas, atingindo a proposta de aumento de 18% em 2025. A primeira parcela será paga em julho deste ano. O aumento será um reforço significativo para os servidores, já que o último reajuste salarial legal ocorreu em 2013, 2014 e 2015, mas apenas a terceira parcela foi paga pela atual administração em 2022.
O governo espera que o impacto do aumento seja R$ 8 bilhões, mas a área técnica atesta a disponibilidade orçamentária para atender o reajuste sem infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O governador Ibaneis Rocha diz que o aumento é viável, e o governo pagou a terceira parcela do reajuste salarial anterior e criou o plano de saúde do governo.
O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (Sindireta/DF) comemora a decisão, destacando que a medida valoriza os cerca de 220 mil trabalhadores do DF. O aumento vai estimular a economia e não prejudicar projetos sociais e obras públicas.
Fonte: Agência Brasília