28.1 C
Brasília
16/05/2024
InícioNotíciasDestaquesIbaneis apresenta principais eixos do plano de governo 2023 / 2026

Ibaneis apresenta principais eixos do plano de governo 2023 / 2026

Com um investimento de R$ 2,8 bilhões na capital desde 2019, o Governo do Distrito Federal mira dobrar essa cifra até o término da gestão.

O governador Ibaneis Rocha e o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, divulgaram os principais eixos das 756 ações delineadas no plano de governo para 2023-2026. O encontro ocorreu na quarta-feira, dia (06), envolvendo membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE/DF). Com um investimento de R$ 2,8 bilhões na capital desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) mira dobrar essa cifra até o término da gestão.

As ações abarcam desde projetos de moradia popular, parcelamento do solo, até a construção de viadutos, creches, escolas e hospitais. Além disso, contemplam medidas voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável da região. O encontro ressaltou a colaboração entre o governo e o setor produtivo, evidenciada pelo fato de 192 das 756 ações terem sido propostas pelo CODESE/DF, representando um quarto do plano e recebendo elogios do governador Ibaneis Rocha.

“É um trabalho que se incorpora ao nosso governo em todas as secretarias. Peço sempre aos secretários que tenham toda a atenção com o trabalho do CODESE/DF. Temos espalhado isso em diversas áreas, a exemplo da saúde e do desenvolvimento urbano”, enfatizou Ibaneis Rocha, ressaltando a importância da colaboração com a iniciativa privada.

O plano de governo se desdobra em cinco eixos principais: cidadania e desenvolvimento social; desenvolvimento urbano; economia criativa, esporte, turismo e cultura; sustentabilidade, inovação e tecnologia; e desenvolvimento econômico.

Na área da saúde, foram destacadas a construção de 10 unidades básicas, três em fase de obras e quatro em processo de licitação. Na educação, três creches foram entregues em 2023, e outras 21 estão previstas para 2024. A aprovação do projeto que estabelece a primeira legislação sobre parcelamento do solo no DF também foi celebrada.

Durante a apresentação das ações ao CODESE/DF, o Secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, resumiu o propósito do trabalho, afirmando que “o principal objetivo do governo é fazer uma gestão que chegue a todas as pessoas, de maneira equânime, e que dê a essas pessoas a certeza da presença do governo na porta do cidadão. Essa é a grandeza dessa gestão.”

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do DF (CODESE/DF), criado em 2017, visa contribuir para o planejamento econômico sustentável de Brasília e do Entorno. Composto por empresários, acadêmicos, técnicos e membros da sociedade civil, o CODESE/DF tem sido fundamental para alinhar esforços entre o governo e diversos setores.

Para o presidente do CODESE/DF, Leonardo Oliveira de Ávila, os números evidenciam a integração do trabalho com o governo. “Das 210 ações estruturantes e as de curto e médio prazo propostas pelo CODESE/DF, 192 foram acatadas pelo GDF no plano de gestão 2023-2026. O CODESE/DF nada mais é do que o desenvolvimento econômico para o DF, e se o governo também está alinhado, significa que temos uma sinergia pelas ações”, concluiu.

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -