TCDF (03)

Nota de Esclarecimento ‘Tribunal de Contas do DF

Publicado em: 05/02/2020 01:331,1 Min. de Leitura

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O processo nº 3848/2015 trata de auditoria de regularidade realizada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, em 2015, para avaliar a aquisição, o armazenamento e a distribuição de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs) pela Secretaria de Saúde do DF.

Em nenhum momento o Tribunal recomendou ou determinou a incineração de órteses, próteses ou materiais especiais.

Pelo contrário. Na decisão de mérito sobre a matéria (que segue anexa), o TCDF determinou à SES/DF a adoção medidas para “monitorar os prazos de validade das OPMEs em estoque, de modo a evitar o vencimento dos produtos e, consequentemente, dano ao erário, em especial, daqueles produtos que se encontram com quantitativos excessivos”.

O relatório final da auditoria revelou a má gestão de, pelo menos, R$ 75 milhões em relação aos gastos com OPMEs no DF. Na fiscalização promovida pelo TCDF, foram apontadas fraudes nas licitações; indícios de conluio de empresas; compras em quantidade muito maior do que a necessidade da rede, sem justificativa; aquisição de materiais obsoletos e de baixa qualidade; inexistência de controle na distribuição dos materiais e armazenamento precário, entre outras irregularidades.

Veja aqui: Decisão OPMEd

Fonte: Polyana Resende Chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Distrito Federal / +55 61 3314-2380

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