O Distrito Federal tem plenas condições para imunizar a população contra o novo coronavírus Sars-CoV-2. A garantia é do secretário de Saúde Osnei Okumoto.
Ele já tem disponíveis 1,5 mil profissionais prontos para deflagar a vacinação em massa no DF, além de 150 veículos que distribuirão as doses, quando elas estiverem disponíveis na capital federal.
Desde janeiro, 944 famílias já realizaram o sonho de ter casa própria graças ao programa habitacional do governo, que atende prioritariamente a população de baixa renda.
“Vamos disponibilizar a vacina e temos toda uma logística preparada. Aqui, no DF, as regiões administrativas têm no máximo 60 quilômetros de distância, o que facilita o trabalho, diferentemente de outros estados do Brasil”, ressaltou o chefe da pasta.
Ele citou que algumas unidades da federação têm municípios com mil quilômetros de distância e exigem até barcos para locomoção, o que dificulta a distribuição.
O secretário ressaltou que a imunização contra a Covid-19 será semelhante à campanha anual de vacinação contra o vírus influenza, que sempre tem dado certo no DF e que exige a logística que a pasta já conhece.
“A diferença é que vamos precisar de uma organização maior para evitar aglomeração e oferecer com segurança a vacinação a todos os nossos brasilienses e moradores do entorno”, disse.
Fonte: Radar DF