Governo do Distrito Federal investe em profissionais para fortalecer atendimento e enfrentar demandas crescentes da população
A rede pública de saúde do Distrito Federal recebe um reforço significativo com a chegada de 261 novos médicos em 15 especialidades distintas. Esta iniciativa visa fortalecer as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar o atendimento à população da capital.
As nomeações foram oficializadas na sexta-feira (5) pelo governador Ibaneis Rocha e publicadas em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Destes, 240 médicos fazem parte do cadastro de reserva do último edital para a carreira médica, referente ao concurso de 2022. Os restantes 21 foram convocados para substituir candidatos que não apresentaram documentação em chamadas anteriores.
O investimento, refletido no Decreto nº 45.635 de 25 de março de 2024, no valor de R$ 34.945.123, demonstra o compromisso do Governo do Distrito Federal em fortalecer a saúde pública. “Estamos contratando mais médicos para auxiliar a população do Distrito Federal. Esperamos, com isso, melhorar a situação da saúde no DF”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
De acordo com Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, os médicos foram convocados em especialidades com maior déficit e demanda crescente da população. Ao todo, serão distribuídos médicos em áreas como ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesiologia, entre outras.
Além dessas nomeações, o GDF já havia recepcionado 200 médicos generalistas na última quarta-feira (3), temporariamente convocados para reforçar o atendimento em meio à epidemia de dengue e casos de doenças respiratórias. Esses profissionais já estão atuando nos hospitais e unidades de pronto-atendimento do DF.
Essas ações fazem parte de um esforço maior do governo, que desde o início do ano já realizou mais de 900 nomeações de profissionais de saúde. O Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde (PDPAS) também promete agilizar os processos de contratação e aquisição de materiais, trazendo mais eficiência para a gestão da saúde pública no Distrito Federal.
Fonte: GDF