17.5 C
Brasília
26/04/2024
InícioNotíciasDestaquesSecretaria de Comunicação do GDF ganha prêmio de Índice de Transparência Ativa...

Secretaria de Comunicação do GDF ganha prêmio de Índice de Transparência Ativa (ITA) no setor público

Por Cláudio Ulhoa

Esta é a segunda vez que a pasta é premiada por atingir 100% em transparência nas informações públicas; ‘Nós temos a responsabilidade de mostrar à sociedade o que está sendo feito com o dinheiro pago em impostos’, diz o responsável pela Secom, Weligton Moraes

Pela segunda vez a Secretaria de Comunicação (SECOM) do Governo do Distrito Federal (GDF) recebe o prêmio Índice de Transparência Ativa (ITA). A confirmação do prêmio foi divulgada pelo governo em sua página na internet nesta segunda-feira (7). Criado e realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), o prêmio está em sua 5ª edição e tem como objetivo reconhece órgãos, secretarias e entidades públicas da capital que tiveram publicações ativas de informações de interesse coletivo.

“Nós temos a responsabilidade de mostrar à sociedade o que está sendo feito com o dinheiro pago em impostos. Esse trabalho tem que ser feito de forma que todos possam fiscalizar as ações”, destaca o responsável pela SECOM, Weligton Moraes.

Em sua 5ª edição, premiação reconhece órgãos e entidades públicas da capital responsáveis por publicações ativas com informações de interesse público

Além de reconhecer o trabalho dos órgãos públicos, o prêmio também serve para estimular esses organismos a ter uma postura mais transparente. E esse último proposito tem acontecido, conforme dados da CGDF, que mostra que, em 2020, houve um aumento de mais de 40% no número de órgãos com 100% no índice, saltando de 54 para 77 órgãos.

Órgãos públicos especializados/autônomos chegaram a atingir 100% de transparência, segundo a CGDF. Já as secretarias de Estado, atingiram 93%; as administrações regionais, 70%, e as entidades ligadas à estrutura do Executivo local, 88%.

“O prêmio é de suma importância, pois visa fortalecer a cultura da transparência e incentivar o controle social, por meio da disponibilização das informações por todos aqueles que fazem parte do governo. Estamos prestando contas ao nosso patrão, que é a sociedade”, constata o controlador-geral do DF, Paulo Martins. Ainda segundo ele, o Índice Geral de Transparência do DF saltou de 84% para 90% neste ano. “É o maior índice já alcançado”, afirma Martins.

Para atingir esses resultados foi preciso que o GDF criasse canais de comunicação com a sociedade. Por isso, a CGDF fica responsável por capacitar servidores e orientar os órgãos públicos para que possam se adequar e prestar informações de forma mais clara e simples à sociedade. Um canal de WhatsApp foi criado para orientar sobre transparência ativa aos órgãos, secretarias e entidades do DF.

Confira a lista completa dos premiados de 2020 e o relatório do prêmio!

Fonte: Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno /ABBP

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -