Cães e gatos aguardam por um novo lar
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal possui dez gatos e nove cães para adoção, todos sem raça definida. Este número é dinâmico, pois existe uma procura diária de pessoas interessadas pelos animais. Dos cães disponíveis, uma cadela está com dois filhotes, e só pode ser adotada com eles ou então daqui a 15 dias, quando os cachorrinhos estarão desmamados.
O cidadão que deseja adotar um bichinho deve comparecer à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), órgão da pasta, portando documento de identificação com foto. É necessário ter mais de 21 anos de idade e assinar um termo de responsabilidade comprometendo-se a cuidar bem do animal.
Quem adotar precisa realizar exames anuais, aplicar as vacinas necessárias e administrar vermífugo, além de remédio contra pulga, carrapato e repelente de flebótomo (inseto transmissor do protozoário Leishmania chagasi, causador da leishmaniose visceral). Também é necessário se comprometer a alimentá-los bem, cuidando com carinho.
No momento da adoção, o novo responsável receberá as orientações quanto à guarda responsável pelos animais domésticos e sobre as medidas de prevenção e controle de doenças.
Quando chegam à Dival, os animais ficam em observação por dez dias e são vacinados contra a raiva antes de serem entregues. Os cães também fazem testes para identificar possíveis casos de leishmaniose.
“Adotar um animal é coisa séria, pois ele viverá, em média, 15 anos e precisará de cuidados veterinários, atenção e amor. A adoção ajuda os animais que aguardam por uma família a ter um lar”, explica o gerente de Zoonoses da Dival, Jadir Costa.
SERVIÇO
Adoção de cães e gatos
Mais informações: (61) 2017-1342
Visitação: De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 17h
Local: SAIN – Estrada Parque Contorno, Lote 4, ao lado do Hospital da Criança
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111