28.5 C
Brasília
19/04/2024
InícioNotíciasDistrito FederalSecretarias da Saúde e do Transporte permanecem indefinidas no DF

Secretarias da Saúde e do Transporte permanecem indefinidas no DF

Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

Duas pastas importantes ainda estão sem definição: as secretarias de Transporte e de Saúde. São áreas com grande potencial para gerar escândalos, caso não sejam bem representadas. Para Mobilidade, é grande a chance de o ex-secretário de Obras Jaime Alarcão (foto) ser confirmado. Ontem estava para ser anunciado, mas a divulgação foi suspensa. Ele coordenou a campanha à Câmara dos Deputados da distrital Celina Leão (PP). Mas Ibaneis Rocha aguarda a resposta de dois ministros para formar o secretariado.

O nome de Frejat

O médico Adriano Ibiapina, diretor do Hran, é o nome preferido de Jofran Frejat (PR) para a Secretaria de Saúde. Mas não houve uma indicação formal. Aliás, a guerra para a escolha do novo titular da pasta é gigante.

Áreas vitais

Saúde e segurança pública são as duas áreas que Ibaneis Rocha não pode errar. A expectativa entre servidores e na população é de resultados rápidos. Na própria equipe do governador eleito, também há uma aposta de que as ações nesses setores precisam ser rápidas.

Só em caso de convite

Em reunião ontem com os deputados distritais eleitos, Ibaneis Rocha garantiu que não vai se envolver na disputa pela Presidência da Câmara Legislativa. Não quer correr o risco de ajudar um candidato e se indispor com outro. Garante que só vai entrar se for convidado.

De carreira

Como no governo atual, a Novacap será presidida por um funcionário de carreira. Sai Júlio Menegotto, entra Daclimar Azevedo, escolha técnica do futuro secretário de Obras, Izídio Santos. O próximo presidente da Novacap integra o quadro da empresa como concursado desde 1998.

Vigilante propõe Escola sem Censura

Na contramão do debate provocado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o deputado distrital Chico Vigilante (PT) protocolou projeto que proíbe na rede pública do DF o programa “Escola sem Partido”. O petista cria o “Escola sem Censura”, que dá liberdade para professores e alunos expressarem seus pensamentos políticos e ideológicos. Tema que já começou a despertar debates e confrontos com a bancada evangélica.

Damasceno retorna para equipe de Casagrande

Secretário de Mobilidade do governo Rollemberg, o engenheiro civil Fábio Damasceno foi confirmado ontem na equipe do futuro governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). Foi de lá que Damasceno e o ex-diretor-geral do DFTrans Léo Cruz, investigado na Operação Trickster, vieram quando o aliado de Rollemberg ficou sem mandato. Agora Damasceno, ainda mais poderoso, volta para casa. Assumirá a Secretaria de Transporte e Obras Públicas.

Demitido por retaliação

O futuro secretário de Agricultura, Dilson Resende de Almeida, perdeu o cargo de subsecretário de Regularização Fundiária da pasta no ano passado como retaliação do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ao rompimento do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT) com o Executivo. Agora volta como titular da secretaria na gestão de Ibaneis Rocha.

Missão especial

Filiada ao MDB e uma das assessoras mais próximas do governador eleito Ibaneis Rocha, Rose Rainha ganhou uma missão especial: integrar a diretoria do Sebrae/DF nos próximos quatro anos. Ela foi eleita ontem, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Rollemberg, Valdir Oliveira. A aposta da equipe de Ibaneis é de que a entidade pode ajudar em projetos importantes do setor produtivo da próxima gestão. Com Valdir, eleito presidente ontem, também haverá uma boa relação.

Só papos

“Deveria ter começado antes e terminado depois” – Fernando Leite, futuro presidente da Caesb, sobre o racionamento de água durante a crise hídrica

“A ampliação do período de racionamento só serviria para aumentar o sofrimento da população, principalmente das camadas mais pobres” – Maurício Luduvice, presidente atual da Caesb

Fonte: CB Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -