23.5 C
Brasília
16/08/2022
InícioNotíciasDistrito FederalTRE sorteia urnas de auditoria e inicia montagem dos locais de votação

TRE sorteia urnas de auditoria e inicia montagem dos locais de votação

Por Matheus Venzi

As inspeções, internas e externas, serão feitas neste domingo (28) no mesmo horário da eleição em todo o Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) realizou na manhã deste sábado (27/10) o sorteio de seis urnas que serão usadas na auditoria da votação eletrônica. O procedimento, que acontece desde 2002, tem o objetivo de assegurar que o voto digitado pelo eleitor na urna seja corretamente registrado. A montagem dos locais de prova e seções eleitorais não tem horário para terminar, pode transcorrer durante todo o dia.

Entre as urnas sorteadas, três serão testadas em ambiente interno e controlado, dentro do próprio TRE. As outras três passarão por auditoria externa no local de votação para verificar a segurança do programa das urnas.

Mais sobre o assunto:

Representantes dos partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estarão presentes para acompanhar a auditoria interna, que começa e termina no mesmo horário da votação em todo o Brasil, neste domingo (28).

Derrame de santinhos

Para evitar que santinhos sejam espalhados pelas zonas eleitorais, a Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (Cofpe) realizou ações de prevenção. No primeiro turno (7/10), foram feitas aproximadamente 200 denúncias de “derrame de santinhos”. Dessas, 147 foram encaminhadas ao Ministério Público.

Na semana seguinte (10), representantes dos dois candidatos ao GDF, Ibaneis Rocha (MDB) (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB), se reuniram com a Cofpe na sede do TRE/DF. De acordo com o juiz de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, Dr Pedro Yung-Tay, ambas as chapas assinaram uma ata firmando o compromisso de evitar ao máximo qualquer tipo de propaganda irregular, principalmente a questão dos santinhos.

“Mostramos para as candidaturas todos os problemas que tivemos. Pedimos para que os cabos eleitorais e coordenadores de campanha e eleitores também fossem orientados sobre isso. Foi um acordo de cavalheiros. Pode até acontecer de novo (novos episódios de santinhos espalhados), mas acredito que será com uma frequência bem menor do que no dia 7 (de outubro)”, garante o juiz.

Como são apenas dois candidatos na disputa regional, Pedro reconhece que será mais fácil identificar os autores de qualquer irregularidade.

Confira as urnas sorteadas:

a) Auditoria em ambiente controlado (interna)

  • Seção 304 – 15ª Zona Eleitoral – 318 Eleitores aptos (CILT – Taguatinga)
  • Seção 921 – 8 ª Zona Eleitoral- 215 Eleitores aptos (Escola Classe 03 – Ceilândia)
  • Seção 74 – 14 ª Zona Eleitoral – 372 eleitores aptos (Escola Classe 316 Norte)

b) Auditoria de integridade dos sistemas (externa)

  • Seção 357 – 2ª Zona Eleitoral – 391 eleitores aptos (CEF 02 – Paranoá)
  • Seção 198 – 20ª Zona Eleitoral – 385 Eleitores aptos (Escola Classe 52 – Ceilândia)
  • Seção 49 – 11ª Zona Eleitoral – 292 Eleitores aptos (Centro Educacional 02- Cruzeiro Novo)

Fonte: Metrópoles

Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
Mandando bala na notícia, informando e detonando de uma forma que você nunca viu! Obrigado por acessar nosso blog!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -