23.5 C
Brasília
19/04/2024
InícioNotíciasBrasilUma grande vitória para as mulheres do hemisfério!

Uma grande vitória para as mulheres do hemisfério!

“Importante a participação da sociedade civil e das mulheres, em especial, nestes espaços de debates onde se firmam acordos que impactarão a vida de todos nos”

Durante a IX Cúpula das Américas, pela primeira vez, as organizações de mulheres de vários países estiveram presentes, contribuindo com os debates e com as recomendações que foram apresentadas para as altas autoridades do hemisfério.

Essa rede ampla de mulheres apresentou uma DECLARAÇÃO DE FUNDAÇÃO do Movimento #SomosLideresas, que tem como foco garantir a transversalidade de gênero em todos os debates que ocorrerem no âmbito das cumbres; garantir a participação das mulheres nos processos de tomada de decisões na região e monitorar a implementação dos acordos firmados.

O Movimento Regional #SomosLideresas, criado pela Primeira Geração de Organizações de Mulheres nas Cúpulas, nasce da certeza de que, sem as mulheres as nações não poderão alcançar o desenvolvimento e a democracia plena.

Alejandra Mora Mora, Secretaria da Comissão Interamericana de Mulheres da OEA (Organização dos Estados Americanos) acompanhou assinatura da Declaração em uma cerimonia organizada pelas organizações e ofereceu sua solidariedade e apoio.

Foram criados capítulos por países (Brasil, Colômbia, Guatemala, México, Venezuela, Honduras, Panamá, Peru, Costa Rica, Equador, Argentina, Colômbia, Trinidad and Tobago, dentre outros), que serão institucionalizados nos próximos meses.

A Rede de Mulheres Democracia, Desenvolvimento e Igualdade (WDN Brasil), presente na IX Cumbre das Américas e que apresentou a proposta, conduzira o capitulo do Movimento #SomosLideresas no pais.

A Secretaria das Cúpulas das Américas, Maria Celina Conte, recebeu o documento, reconheceu a importância da iniciativa e garantiu apoio a sua institucionalização.

A Deputada Celina Leão, coordenadora da Bancada Feminina na Câmara Federal, presente na IX Cúpula das Américas, apoiou a iniciativa e colocou a secretaria a disposição para a realização de um fórum de organizações de mulheres que desejarem participar desta grande rede do Movimento #SomosLideresas.

“Importante a participação da sociedade civil e das mulheres, em especial, nestes espaços de debates onde se firmam acordos que impactarão a vida de todos nos”

Fonte: Assessoria de Comunicação da Deputada Celina Leão

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -