24.5 C
Brasília
26/02/2024
InícioNotíciasDestaquesViaduto do Itapoã / Paranoá, transformando o trânsito e unindo comunidades

Viaduto do Itapoã / Paranoá, transformando o trânsito e unindo comunidades

Com investimento de R$ 33 milhões, a primeira etapa da obra promete alívio para 30 mil motoristas e conexão direta entre Itapoã, Paranoá, e Planaltina.

A primeira fase da construção do viaduto do Itapoã / Paranoá, priorizando a liberação das pistas superiores de ligação entre a DF-250 e a DF-015, está em pleno andamento. Com um investimento de R$ 33 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a obra visa melhorar significativamente a mobilidade para os moradores de Planaltina, Paranoá e Itapoã na direção do Lago Norte e do Varjão.

Cerca de 100 homens contratados diretamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham incansavelmente, de segunda a segunda, em vários pontos do viaduto. Esta fase não apenas garantirá a fluidez do tráfego, mas também proporcionará empregos diretos e indiretos, totalizando 200 postos de trabalho durante a construção da estrutura viária.

O presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior, detalha as etapas em curso: “Estamos realizando os serviços de drenagem, pavimentação, instalação de meios-fios e composição de taludes para evitar erosão”. A estratégia visa não apenas a eficiência imediata, mas também a durabilidade e resistência do viaduto.

Alinhado aos padrões de infraestrutura e qualidade de outras obras viárias já entregues à população pelo GDF, como o Túnel Rei Pelé e o Viaduto do Sudoeste, o elevado do Itapoã / Paranoá promete transformar o cenário onde antes existia um balão de entroncamento das rodovias DF 001 e DF 015. Com a conclusão, será possível acessar a DF-250, conectando o Itapoã a Planaltina.

O administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, destaca a importância do projeto diante do crescimento das duas cidades e das entregas habitacionais na região. “O balão não estava suportando o fluxo de veículos, ocasionando engarrafamentos. Mesmo com os desvios atuais, já observamos uma melhora na fluidez. A tendência é só aprimorar.”

Moradores, como o vendedor Gerson Barros, estão entusiasmados com cada etapa da obra. “Isso aqui é realmente uma obra de arte. Vai acabar com o engarrafamento, e o principal é que vai unir duas cidades importantes, Paranoá e Itapoã. Vai ser um sucesso total”, afirmou Barros.

Com previsão de conclusão nos próximos meses, a primeira etapa do viaduto do Itapoã / Paranoá representa um marco para a mobilidade urbana na região, prometendo facilitar o deslocamento diário de mais de 30 mil motoristas e fortalecer os laços entre comunidades vizinhas.

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -