Em implementação das diretrizes de Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Comandante Supremo Adjunto das Forças Armadas dos EAU, os EAU anunciaram que investirão US$ 10 bilhões com o fundo soberano da Indonésia – Autoridade de Investimento da Indonésia.
Os investimentos se focalizarão em setores estratégicos na Indonésia, incluindo infraestrutura, estradas, portos, turismo, agricultura e outros setores promissores que têm potencial de crescimento e podem contribuir para o crescimento, bem como para o progresso econômico e social.
Joko Widodo, Presidente da Indonésia, anunciou no mês passado os membros do Conselho de Supervisores e da Diretoria da Autoridade de Investimento da Indonésia, que foi formada sob a Lei de Criação de Empregos Omnibus, aprovada em outubro de 2020.
O estabelecimento do conselho é considerado um ponto de virada na governança e no desenvolvimento do sistema de investimentos na Indonésia. O fundo soberano indonésio visa implementar projetos estratégicos de apoio ao desenvolvimento nacional, incluindo o desenvolvimento da infra-estrutura e a construção da nova capital em Kalimantan.
Os EAU e a Indonésia gozam de fortes laços políticos, econômicos e culturais. As relações diplomáticas oficiais entre os dois países começaram em 1976, com a abertura da Embaixada da Indonésia em Abu Dhabi, em 28 de outubro de 1978. A Embaixada dos EAU em Jacarta foi inaugurada em 1991, após uma visita histórica do falecido xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan à Indonésia, em 1990.
As relações entre os dois países têm testemunhado um tremendo crescimento nos últimos anos com um aumento das visitas mútuas a nível de altos dirigentes e altos funcionários, principalmente a visita do presidente indonésio Joko Widodo em setembro de 2015 aos EAU, e a visita de Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan à Indonésia em julho de 2019.
Os dois países assinaram vários acordos e acordos de cooperação. Os dois lados concluíram recentemente a Semana 2021 EAU-Indonésia, durante a qual foram assinados vários acordos de cooperação relacionados a portos, logística, indústrias estratégicas e de defesa, energia, turismo, economia criativa e fazendas de manguezais. Em termos de laços comerciais e econômicos, houve um crescimento notável, com o volume de trocas comerciais atingindo cerca de US$ 3,7 bilhões.
Acesse link: http://wam.ae/en/details/1395302920635
Fonte: WAM