28.1 C
Brasília
25/04/2024
InícioPolíticaCLDFCâmara Legislativa do DF aprova ISS único para os serviços de informática

Câmara Legislativa do DF aprova ISS único para os serviços de informática

Texto de autoria de Eduardo Pedrosa segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.  ‘A maior política social é prover emprego’, diz o mais jovem deputado do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira (4) projeto que estabelece Imposto sobre Serviços (ISS) único para serviços de informática. O texto seguiu para o Palácio Buriti, para sanção ou. Eto do governador Ibaneis Rocha.

O projeto, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC), teve o objetivo de corrigir um erro de aplicação da legislação tributária nos serviços de informática.

Após conversar com representantes do setor tecnologia e informática, Pedrosa apresentou projeto de lei complementar 20/2019, unificando o ISS.

“Queremos sanar o equívoco de interpretação na aplicação da legislação tributária”, explicou o deputado. “Essa é uma área  fundamental para o desenvolvimento do DF, porém o setor não tem segurança jurídica em relação a alíquota de ISS.”

Apesar de a lei determinar que a alíquota de 2% para os serviços do segmento, “algumas interpretações diferentes fizeram com que empresários auditados fossem taxados retroativamente com alíquotas de até 5%”, explica o autor da proposta.

O projeto não modifica a carga tributária, porque a alíquota de ISS em vigor para os prestadores de serviço de informática já está fixada em 2%.

A única modificação foi a inserção da expressão “independentemente do fornecimento ou não de mão de obra temporária”. “A proposição não trata de renúncia de receita ou cria despesas, apenas garante a mesma carga tributária para os prestadores de serviços de informática”, afirma Pedrosa.

Em diversas ocasiões a fiscalização tributária tem entendido que quando o desenvolvedor de um programa de computador coloca um ou alguns de seus empregados para por exemplo dar treinamento, proceder a instalação ou adequação de máquinas ou compatibilização de seu software com os já existentes de seu cliente, ocorre o desenquadramento da atividade de prestação de serviços de informática e congêneres e desta forma acarreta a imediata incidência da alíquota de 5% sobre o valor da operação.

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -