Obra será lançada nesta sexta-feira, 14 de junho
A experiência da construção do Lab InovaSES é tema de um dos capítulos do livro Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia, que será lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira (14). O conteúdo é de autoria de três servidoras da Secretaria de Saúde: Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Gilmara Hussey Carrara da Silva e Márcia Helena Nerva Blumm. Ainda assina o texto Igor Morais Vasconcelos.
Os autores defendem que a existência de um espaço físico para o laboratório impulsiona o empreendedorismo e a criatividade dos servidores, fomentando, assim, a cultura de inovação na secretaria.
“O capítulo relata a experiência em estar em imersão com servidores, incluindo a alta gestão. A gente vem usando a metodologia para mudar a cultura organizacional, pensar nas práticas e metodologias mais ágeis, seja para resolver problemas mais simples até os mais complexos”, explica a diretora de Desenvolvimento Organizacional, Gilmara Hussey. Ela explica que o laboratório é um importante instrumento para o desenvolvimento da rede de facilitadores da rede InovaSES.
Segundo uma das autoras, Márcia Blumm, o laboratório é um espaço criativo, facilitando aos servidores serem mais criativos e a “pensar fora da caixa”.
IDEIA – A facilitadora do laboratório, Thaís Branquinho, conta que usaram o design sprint e fizeram a incubação, colocando a alta gestão para colaborar e os servidores para fazerem o design e o fluxo.
“Fizemos uma imersão de três dias. Sentamos para programar todo o projeto, desde o espaço físico até o funcionamento”, detalha Thais, contando que ela inscreveu o projeto quando o Ipea abriu a seleção. “Participamos de uma seleção nacional e fomos escolhidos para estar no livro, que reúne experiências exitosas do país inteiro”, explica.
Para saber mais sobre o projeto, conheça o Site da Rede InovaSES.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de imagens da Saúde clicando aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111