Os Emirados Árabes Unidos receberão a Odys Aviation, especialista em táxi aéreo, já que a empresa americana planeja fabricar aeronaves no país.
A start-up da Califórnia se estabelecerá nos Emirados Árabes Unidos para lançar uma fábrica de táxi aéreo no país. Os táxis aéreos fabricados nos Emirados Árabes Unidos entrarão em serviço em 2027, disse a Odys Aviation.
O Ministério da Economia anunciou que a Odys Aviation, uma empresa com sede nos EUA que desenvolve aeronaves híbridas elétricas de decolagem e pouso vertical (VTOL) projetadas para distâncias regionais e rotas de “táxi aéreo” de curta distância, juntou-se ao programa NextGen FDI.
O programa fornece às empresas pioneiras em setores de alto potencial os fundamentos de entrada no mercado para lançar e escalar suas operações nos Emirados Árabes Unidos.
Projetado para passageiros, carga e serviços de emergência, a aeronave da Odys Aviation será capaz de fornecer propulsão totalmente elétrica por 320 km, com um alcance híbrido-elétrico de mais de 1.200 km.
Isso significa que eles têm o potencial de reduzir as emissões de carbono em viagens aéreas pan-GCC em até 76% e fornecer uma alternativa de viagem com zero carbono para todas as viagens em todo o país.
A start-up com sede na Califórnia planeja lançar um protótipo em escala real em 2025, com a aeronave entrando em serviço em 2027.
A empresa aderiu ao programa NextGen FDI do Ministério da Economia para facilitar o lançamento de uma sede regional em Abu Dhabi, que também incluirá uma planta de montagem e manutenção de alto volume.
A mudança vai gerar mais de 2.000 empregos diretos e indiretos no país e resultaria na exportação da primeira aeronave fabricada com a certificação “Made in the UAE”.
O Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, Ministro de Estado do Comércio Exterior, disse: “A nova parceria com a Odys Aviation marca outro marco importante na jornada dos Emirados Árabes Unidos para criar uma economia baseada no conhecimento, impulsionada pela inovação.
“Vemos oportunidades significativas para a operação de aeronaves Odys nos Emirados Árabes Unidos em atividades civis, de carga e de defesa civil, e esperamos desenvolver um novo setor de aviação sustentável e de baixo carbono desde viagens aéreas com energia limpa até fabricação e pesquisa avançadas e capacidades de desenvolvimento.
Nosso programa NextGen FDI está ajudando a transformar a manufatura avançada e o setor industrial dos Emirados Árabes Unidos e a criar novos clusters de excelência em torno de ideias que mudam o mundo.”
James Dorris, co-fundador e CEO da Odys Aviation, disse: “Estamos orgulhosos de fazer parceria com o Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos. Os Emirados Árabes Unidos são o mercado perfeito para a Odys estabelecer uma presença e estamos entusiasmados em trabalhar em colaboração com as entidades dos Emirados Árabes Unidos para desenvolver um ecossistema avançado de mobilidade aérea.
Ao trazer a Odys para os Emirados Árabes Unidos, pretendemos fazer parceria com o forte setor de aviação existente e alavancar as oportunidades da cadeia de suprimentos local. 2023 foi dedicado ao Ano da Sustentabilidade aqui, e a Odys tem a honra de participar da transformação do ecossistema energético.
Nossas aeronaves também significarão novas oportunidades para conectividade aérea doméstica nos Emirados Árabes Unidos e voos regionais entre as principais cidades do GCC, reduzindo o tempo porta a porta pela metade em comparação com as opções de viagens convencionais atuais, e fazendo isso de maneira ecológica.”
A mudança para os Emirados Árabes Unidos aumenta o interesse significativo na aeronave Odys Aviation. Apesar de estar em relativo modo furtivo, a start-up recebeu encomendas de mais de 1.200 aeronaves de operadoras e companhias aéreas de todo o mundo.
Lançado em 2022, o NextGenFDI visa apoiar o crescimento da economia impulsionada pelo conhecimento do país, permitindo processos rápidos de incorporação para acelerar o licenciamento, facilitando a emissão de vistos em massa ou gold, acelerando os serviços bancários e fornecendo incentivos de aluguel comercial e residencial para tecnologia avançada empresas que desejam se mudar para os Emirados Árabes Unidos.
Earlier this month it was announced Abu Dhabi-based Knighthood Global invested in Odys Aviation.
Como parte do acordo, James Hogan, presidente da Knighthood Global, e Camiel Eurlings, sócio da empresa de consultoria em aviação, viagens e turismo, também atuarão no Conselho Consultivo da Odys Aviation, compartilhando sua experiência comercial e profundo conhecimento em aviação para expandir a presença global da organização.
James Dorris disse: “Nossa aeronave revolucionará a aviação comercial. Vislumbramos um futuro de viagens que seja sustentável, eficiente e proporcione uma experiência excepcional aos passageiros”.
Fonte: Arabian Business