A terceira edição do Fórum Futuro de Dubai será realizada no Museu do Futuro de 19 a 20 de novembro, sob o patrocínio do xeique Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai, vice-primeiro ministro, ministro da Defesa e presidente do Conselho de Curadores da Dubai Future Foundation (DFF).
Organizado pela DFF, o fórum anual é o maior encontro mundial de futuristas e instituições voltadas para o futuro. A edição deste ano receberá mais de 2.500 futuristas e especialistas de cerca de 100 países, com a participação de aproximadamente 100 instituições internacionais líderes em estudos de futuro.
Mohammed bin Abdullah Al Gergawi, ministro de Assuntos do Gabinete, vice-presidente do Conselho de Curadores e diretor-geral da DFF, destacou como o evento global desafiará novamente as percepções sobre o futuro. Oferecendo uma plataforma para especialistas, futuristas e tomadores de decisão compartilharem visões, o Fórum Futuro de Dubai se tornará um espaço para abordar desafios globais, identificar oportunidades e propor estratégias para o futuro.
Mohammed bin Abdullah Al Gergawi afirmou que “o Fórum Futuro de Dubai inicia diálogos globais significativos que trazem à tona as perspectivas, opiniões e insights de especialistas líderes e instituições focadas no futuro. Ele se tornou um polo global para fomentar parcerias internacionais em estudos de futuro e para definir agendas nos setores mais importantes”.
As sessões de 2024 se concentrarão em cinco temas principais: Futuro da Natureza, Empoderamento de Gerações, Transformação da Humanidade, Otimização da Saúde e Insights Prospectivos. Os especialistas explorarão o futuro de setores críticos, incluindo energia, alimentos, inteligência de máquinas, economia digital, espaço, biomedicina, regeneração da natureza e sustentabilidade, e novos sistemas sociais.
O fórum contará com cerca de 70 painéis de discussão, palestras e workshops, com mais de 150 palestrantes, incluindo ministros, autoridades governamentais, CEO’s, acadêmicos, líderes de opinião e futuristas dos Emirados Árabes Unidos e de todo o mundo.
A edição deste ano também destacará soluções inovadoras para desafios globais e apresentará 100 projetos experimentais como parte da iniciativa Dubai Future Solutions – Prototypes for Humanity, supervisionada por xeica Latifa bint Mohammed bin Rashid Al Maktoum, presidente da Autoridade de Cultura e Artes de Dubai.
O programa conta com o apoio estratégico da Fundação Hussain Sajwani (DAMAC), buscando posicionar Dubai como um centro de inovação e um ambiente propício para talentos e pensadores criativos em todos os setores do futuro.
A edição deste ano estreará uma série de novos eventos realizados antes, durante e após o fórum, incluindo atividades interativas, culturais e artísticas voltadas para promover a colaboração entre os participantes.
Além disso, uma série de workshops será realizada em 21 de novembro no Centro de Inovação Governamental Mohammed Bin Rashid (MBRCGI) e no CodersHQ nas Emirates Towers, em Dubai. Esses workshops fornecerão conhecimentos e habilidades necessárias para antecipar e se preparar para tendências emergentes.
As sessões também oferecerão insights profundos sobre metodologias de planejamento de futuro, desenvolvimento de cenários e abordagens inovadoras para a solução de problemas.
Na edição do ano passado, o Fórum Futuro de Dubai anunciou a adesão de 36 instituições de 17 países à Sociedade Global de Futuro. Esta rede global foi lançada na edição de 2022 do fórum, consolidando o Museu do Futuro como uma sede global para futuristas e reforçando a liderança de Dubai na promoção de parcerias para construir um futuro melhor para a humanidade.
Para mais informações sobre o Fórum Futuro de Dubai, acesse: www.dubaifuture.ae/dubai-future-forum-2024.
Fonte: WAM Emirates