
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS - 2025 (CPMI - INSS) realiza oitiva do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI)
Sindicato do irmão de Lula, ‘Frei Chico’ tirou dinheiro de 254 mil aposentados sem autorização
Compartilhar

Luiz Inácio Lula da Silva
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS – 2025 (CPMI – INSS) realiza oitiva do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI)
O silêncio de Milton Cavalo não impediu a CPMI do roubo bilionário no INSS de expor as entranhas do SINDNAPI, sindicato descrito pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil/AL), como “organização criminosa familiar” que tomou dinheiro de aposentados e pensionistas. E não foram poucos. A Controladoria Geral da União (CGU), que a CPMI acusa de omissão, apontou que 254.401 (ou 96,8% do total) aposentados não autorizaram o desconto para o SINDNAPI, que embolsou R$ 1,2 bilhão
Queixas ignoradas
Alfredo Gaspar mostrou também inúmeras mensagens de aposentados ou seus familiares ao sindicato denunciando o roubo em curso.
Divisão do butim

Frei Chico, irmão de Lula.
O relator exibiu documentos sobre como a organização criminosa dividia o dinheiro entre familiares da dupla João Feio e Milton Cavalo.
Negócio milionário
Gaspar revelou que a CMW Corretora e o banco BTG foram envolvidos no esquema investindo dezenas e até centenas de milhões de reais.
Gente horrorosa
Milton Baptista, vulgo “Milton Cavalo” cedeu a vice do SINDNAPI a Frei Chico, irmão de Lula, após assumir a chefia com a morte de “João Feio”.
Fonte: Diário do Poder