Por Jota Menon
A entrada do ex-governador André Puccinelli (MDB) e do ex-senador da República Delcídio do Amaral (com um pé no PTB) no cenário da disputa pela Prefeitura de Campo Grande na eleição de 2020, simplesmente embola o meio de campo eleitoral e a reeleição do atual prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), tida como favas contadas por alguns setores da imprensa campo-grandense, passa a ser reavaliada.
Depois de ver tolhido o direito de disputar o Governo do Estado, em 2018, quando aparecia como favorito em todas as pesquisas, André Puccinelli reaparece no cenário fortalecido e se não sofrer nenhuma condenação em algum dos processos nos quais é acusado de atos ilícitos quando à frente da administração estadual, é muito provável que seja candidato a prefeito, pois, não terá lógica a justiça decretar outra prisão temporária dele em período pré-eleitoral como aconteceu no ano passado.
O site Boca do Povo, por sinal, publicou informação dando conta de que a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça considerou a prisão de André Puccinelli, de seu filho, André Júnior, e do advogado João Paulo Calves como “ilegal, abusiva e desnecessária”. Em outras palavras, uma nova prisão ao ex-governador só mesmo mediante condenação em segunda instância. Em qualquer outra circunstância seria mera e declarada retaliação ou tentativa de impedir sua volta ao cenário político.
Delcídio do Amaral, por sua vez, depois de experimentar o gostinho de ser candidato a senador e obter 109 mil votos que podem ter custado a derrota de Zeca do PT, estaria de malas prontas para sair do PTC – Partido Trabalhista Cristão e se filiar ao PTB – Partido Trabalhista Brasileiro que no pleito passado elegeu o senador Nelsinho Trad que abandonou a legenda um dia antes da posse.
Caso se confirme a filiação de Delcídio às hostes trabalhistas, confirma-se, também, a sua intenção de postular a cadeira ora ocupada pelo membro da família Trad que terá de começar a se preocupar com o processo de reeleição, pois, o cenário até o momento tranquilo começa a sofrer mudanças consideráveis.
Voltaremos ao tema!
Fonte: Impacto MS