Plenário da Câmara dos Deputados.

Governo Lula não teve votos no PDT, União, PP e Republicanos

Publicado em: 27/06/2025 00:041,7 Min. de Leitura

Compartilhar

Piora: Articulação petista para aumentar impostos obteve apenas seis votos na soma de PSD, MDB e PSB do vice-presidente.

O placar da votação do projeto que barra o aumento do IOF pretendido pelo presidente Lula (PT) e cia. revelou o tamanho do ‘governo raiz’ a bancada que está ao lado da administração petista na Câmara dos Deputados, independente da impopularidade: 98 (dos 513) parlamentares.

No total, 383 deputados votaram contra a proposta do governo Lula, que não conseguiu conquistar um voto sequer nas bancadas do PDT, União, PP e Republicanos, partidos com forte presença na Esplanada dos Ministérios. Além disso, obteve só um voto no PSD, dois votos na bancada do ex-fiel escudeiro MDB e três no PSB, partido do atual vice-presidente Geraldo Alckmin.

Placar da votação do IOF: O ‘sim’ registra voto contra o aumento pretendido pelo governo Lula.

Alguns deputados da base de Lula na Câmara como Tabata Amaral (PSB/SP), por exemplo, não registraram voto. O PSD é o partido com o maior número de deputados que não votaram: 18. Apenas o deputado Hugo Leal (PSD/RJ) votou a favor da alta do IOF. No PDT, 16 dos 17 deputados votaram contra o governo Lula na noite de quarta-feira (25). Duda Salabert (PDT/MG) não registrou seu voto.

Até mesmo o próprio PT não entregou 100% dos votos ao governo: Benedita da Silva (RJ) não votou e o ex-presidente do partido Rui Falcão (SP) votou contra a medida. O deputado disse que foi um erro e vai pedir retificação. Apenas os partidos Rede (que tem um deputado), PSOL (13) e PCdoB (8) foram unânimes a favor do aumento do IOF. Partidos com bancadas menores, como PRD, Avante, Solidariedade e Podemos entregaram apenas um voto a favor do aumento de impostos do governo Lula: André Janones (Avante/MG).

Veja aqui como votou cada deputado federal.

Fonte: Diário do Poder