Com 300 ciclistas inscritos foram distribuídos kits com sacochila em material reflexivo e folders educativos, cartilha do Ciclista. O percurso foi de aproximadamente de 10km.
A próxima edição será realizada no Cruzeiro. A primeira foi na Esplanada dos Ministérios, lançada na Semana Nacional de Trânsito.
A segurança do ciclista tem sido uma preocupação constante do DETRAN/DF, que vem realizando campanhas educativas, inclusive na mídia, com o objetivo de reforçar aos condutores e ciclistas que ambos têm responsabilidade na preservação da vida de quem usa a bicicleta nas vias do DF.
A campanha publicitária, em divulgação no rádio, na TV, em outdoors e mídias digitais, lembra a ciclistas e condutores as regras básicas para compartilhar as vias com segurança: o condutor deve reduzir a velocidade e guardar distância de 1,5m ao ultrapassar uma bicicleta, enquanto o ciclista precisa andar no sentido da via e sinalizar suas manobras com antecedência.
Outra ação importante é o Projeto Bike em Dia realizados nas principais ciclovias e ciclofaixas do DF pelo menos duas vezes por semana, há mais de um ano que conta com palestras curtas aos ciclistas orientando-os sobre os cuidados no trânsito e a importância da manutenção preventiva da bike, enquanto suas bicicletas passam por calibragem de pneus e lubrificação de correntes, por exemplo.
Como resultado positivo das ações educativas, o número de ciclistas mortos nas vias do DF vem reduzindo consideravelmente nos últimos anos. Nos oito primeiros meses deste ano, tivemos uma redução de 40% na quantidade de óbitos em comparação com o mesmo período de 2020.
Vejam o vídeo: Diretor-Geral Zélio Maia
O Passeio Ciclístico é uma ação muito importante unindo pessoas as conscientizando. “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Fonte: Ascom do DETRAN/DF