20.5 C
Brasília
25/04/2024
InícioNotíciasDestaquesCredenciais para um Administrador Regional 'Recanto das Emas'

Credenciais para um Administrador Regional ‘Recanto das Emas’

Por Sérgio Loros

Fazendo uma análise de alguns nomes para Administradores de Cidades Satélites no Distrito Federal me deparei com este nome, Lusimar Torres Arruda (Jabá), Policial Militar, Pedagogo, Tecnólogo em Educação, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Especialista em Dependência Química, Multiplicador Nacional da Filosofia Polícia Comunitária e cidadã, logo fiz um pequeno levantamento de sua vida e tive um bate papo com Jabá, e pensei, será que tem credencial para ser um Administrador Regional?

Lusimar Torres Arruda (Jabá) segundo suplente de Deputado Distrital 2018 com 6.218 votos
Lusimar Torres Arruda (Jabá) segundo suplente de Deputado Distrital 2018 com 6.218 votos

Formação

  • Pós Graduação em Docência do Ensino Superior – Instituto Superior de Ciências Policiais – ISCP;
  • Pedagogia e Tecnologias Educacionais – FACEB;
  • Especialização em Dependência Química – Faculdade de Tecnologia Paulo Freire – FATEP;
  • Curso de capacitação de recursos humanos que atuam em serviços psicossociais na atenção ao Dependente Químico – FEBRACT.

Cursos Complementares

  • Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária – SUPROC;
  • Curso de Capacitação para Agentes de Segurança Comunitária – SUSDEP;
  • Curso de Excelência no Atendimento ao Cidadão – PROCIDADÃO – SGA/GDF.

Seminários & Palestras

  • Workshop de Oratória, Linguagem Corporal e Postura Política – Coligação Partidária (PSDC, PSC, PTdoB, PRTB e PMN);
  • I Fórum “Liderança em Movimento” – CLDF;
  • Seminário “Inventário da Educação Brasileira e recomendações para o seu aperfeiçoamento (a situação do Distrito Federal)” – CIEE;
  • III Encontro de Pais e Educadores – APAED;
  • Palestrante da VI Jornada Acadêmica e Fest&Tal – FACEB;
  • Seminário de Prevenção ao uso indevido de Drogas – CONEN/DF.
Lusimar Torres Arruda (Jabá) segundo suplente de Deputado Distrital 2018 com 6.218 votos
Lusimar Torres Arruda (Jabá) segundo suplente de Deputado Distrital 2018 com 6.218 votos

Histórico de Carreira & Realizações

No Recanto das Emas, desde 1993.

Em 1994, fui lotado no posto policial do Recanto das Emas, onde era subordinado a antiga 6° CPMIND (GAMA). Como policial fundei a Guarda Mirim, o qual surge o primeiro projeto social da cidade, com objetivo de ajudar as crianças da comunidade. Criei também a Escolinha da Sociedade Esportiva Cascavel, onde em meus dias e horas de folga, trabalhava com mais de 400 crianças e devido a esse trabalho ajudei a formar paralelamente 600 crianças em cidadãos.

Em 1995, o Projeto Guarda Mirim, com a posse do Governador Cristovam Buarque, passa a se chamar Grupo Infanto-Juvenil do Recanto das Emas, que segue até 1998, neste governo.

Lusimar Torres Arruda (Jabá)
Lusimar Torres Arruda (Jabá)

Atuação na Cidade

Em 1996, ajudei a fundar a Associação Recreativa Recanto das Emas, primeiro clube esportivo da cidade.  Disputei o Campeonato Brasiliense de Juniores, ficando em sexto lugar, tendo atletas da cidade disputando na competição e indicando os mesmos a outros clubes para exercerem profissão de atletas profissionais. “Todo trabalho foi voluntariado” me orgulho disso. Já 1997 como atleta amador da cidade há anos, ajudei a reorganizar a Liga Esportiva de Futebol Amador do Recanto das Emas, onde existiam a primeira e segunda divisão, algo inédito no Futebol Amador, haviam 36 equipes na cidade de futebol amador.

De 1998 a 2000, continua os processos de Escolinhas de Futebol, e mesmo trouxe para a cidade do Recanto das Emas o Juventude Atlético Clube, que revelou inúmeros atletas para o mundo do futebol, como Edmilson, do Marítimo de Portugal e dentre outros. Trouxe meu ex-treinador Mário José Lopes (In Memoriam) que nos anos 70, comandou o Dom Bosco Esporte Clube da Ceilândia e Avaí vindos da Vila IAPI.

Em 2001, fui agraciado como o primeiro Policial Comunitário do Recanto das Emas, onde pude prestar um serviço relevante à sociedade recantense, conforme atesta minha ficha de elogios na PMDF e condecoração com Diploma ofertado pelo comandante da 18° CPMIND, Major Coneza.

Em 2006 após as eleições e com o término de cursos importantes, fui convidado a trabalhar no CASO (Centro de Assistência Social da PMDF). Foi uma experiência formidável onde pude aprender e conviver com as dores das pessoas e entender que a vida nos leva a caminhos diferentes, onde o meio em que vivemos nos transforma em “bem“ ou “mal“. A natureza humana é adaptável em grandes circunstâncias de adversidades e na vida a liberdade está dentro de si mesmo. Como cidadão do Recanto das Emas, Lusimar Arruda ou simplesmente Jabá está presente na vida da cidade, sempre próximo a população e desenvolvendo atividades, e sempre firme na parceria com a turma dos “Ratos” que todos os anos mantém ativo o Recanto na área social. A turma dos Ratos, que em 1999, era turma de amigos do vôlei, com o passar do tempo, trouxe parceiros e amigos, fundando assim a Associação Esportiva do Volei, nome fantasia ‘Turma dos Ratos’.

As atividades importantes na cidade a cada ano como os eventos, contra a pedofilia, participando ativamente no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O projeto “Anjos do Esporte”, com atividades como futsal, vólei, dança, jui-jitsu e Dj, visava preencher o ócio de crianças e adolescentes com o trabalho preventivo e presente, onde porventura o Estado deixa de acolher. Nosso objetivo é fazer um trabalho digno, que norteie o Recanto das Emas, com a formação de crianças e adolescentes, na integração, cooperação e Espírito de equipe.

A nossa responsabilidade social visa construir uma sociedade mais cidadã e acolhedora usando os mecanismos esportivos com sensibilidade. Tivemos a oportunidade de executar o Projeto Natal Solidário 2014, visando felizmente alcançar 900 crianças.

Enfim, estamos à disposição para a realização de um trabalho digno, zelando pela nossa cidade, para o seu desenvolvimento nos próximos anos e trabalhamos, onde esperamos alcançar o êxito de estar entre as melhores cidades do DF em qualidade de vida.

Lusimar Torres Arruda (Jabá) segundo suplente de Deputado Distrital 2018 com 6.218 votos
Lusimar Torres Arruda (Jabá) segundo suplente de Deputado Distrital 2018 com 6.218 votos

Aptidões Políticas

Como ser político, estou capacitado a agregar de forma construtiva, dentro de um projeto vencedor onde o foco seja coletivo.

Áreas de Atuação

Apto a trabalhar projetos onde possa valorizar a Segurança Pública e seus servidores como Policiais e Bombeiros Militares, categorias estas que sem representação precisa de um espaço relevante de construção. Uma Subsecretaria com esta possibilidade poderia agregar valores políticos ao Governo.

Políticas Sociais

Especialista em Dependência Química a Subsecretaria antidrogas poderia ser alvo de um projeto que levaria a todas as escolas da rede pública e privada de ensino, um programa de debates que teria como tema ”Semana Antidrogas“, com seminários e palestras, sob nossa coordenação.

Políticas Públicas

Desenvolver dentro do Recanto das Emas o combate a Grilagem de terras especificamente em água Quente alvo constante e nas margens do Monjolo e Avenida Vargem da Bênção, bem como todas as áreas rurais. Aos professores desta cidade em especial por ser reduto da Deputada podemos trabalhar um grande mutirão de Limpeza nas margens das cachoeiras da cidade e no parque que se encontra em situação delicada.

Nos últimos anos desenvolvemos um trabalho voltado para o Futebol amador Máster onde temos 08 equipes com atletas acima de 40 anos de idade, em sua boa parte ultrapassam os 50 anos proporcionando qualidade de vida com o envolvimento direto como atleta e Diretor de Clube Esportivo.

Por fim nossa habilidade está discorrida, nosso foco sempre será Segurança Pública, a valorização dos Policiais e Bombeiros e a Cidade Recanto das Emas, posso estar em pontos estratégicos e úteis para desenvolver um trabalho construtivo voltado para o projeto principal.

  • Proporcionar a integração entre o Colégio Militar Tiradentes e as escolas do Recanto das emas DF que estão no gráfico nacional como escolas abaixo do índice exigido pelos exames nacionais;
  • Sensibilizar o governador para trazer médicos para as Unidades de Pronto Atendimento, buscando também parcerias;
  • Trazer o SESC para o Recanto das emas para atender a população que em sua grande parte são funcionários do Comércio e Indústrias no DF e Entorno;
  • Buscar para a cidade a Fundação Bradesco que está prevista desde a década de 90.
  • Preservação do parque ecológico do Recanto das emas, bem como um trabalho de prevenção;
  • Revitalização de espaços públicos e reformas em escolas públicas com a execução de Emendas parlamentares;
  • Fomentar palestras educativas de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas trazendo uma cultura de Paz e uma sociedade mais consciente;
  • Dar uma atenção especial a mobilidade urbana com o incentivo para o uso das ciclovias dando a elas a estrutura necessária;
  • Dar atenção especial a limpeza da Cidade bem como cortar a grama e o excesso;
  • Operação tapa buracos;
  • Projeto Administração perto do povo. Facilitar o atendimento do Cidadão;
  • Fomento da Cultura, Esporte e Lazer;

Jabá é jogador e treinador dos Masters do Botafogo Futebol Clube do Recanto das Emas. Atleta amador da cidade desde sua chegada na cidade.

Nome: Lusimar Torres Arruda (Jabá)

Telefone: (61) 98570 2014

Email: [email protected]

Fonte: Informando e Detonando

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -