20.5 C
Brasília
16/04/2024
InícioNotíciasDestaquesDETRAN/DF: Transparência na gestão. Hoje 180 Autorizatários do Serviço de Transporte Coletivo...

DETRAN/DF: Transparência na gestão. Hoje 180 Autorizatários do Serviço de Transporte Coletivo de Escolares tiveram a análise documental aprovada

O recadastramento dos Autorizatários do Serviço de Transporte Coletivo de Escolares foi prorrogado pra o dia 1° de março.

Por Ana Carolina

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal divulgou, nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial do DF, a relação de 180 Autorizatários do Serviço de Transporte Coletivo de Escolares que tiveram a análise documental aprovada no processo de recadastramento, que foi aberto de 5 de novembro a 31 de dezembro de 2021, e atualmente foi prorrogado até o dia 1º de março deste ano.

O recadastramento dos Autorizatários do Serviço de Transporte Coletivo de Escolares foi prorrogado pra o dia 1° de março.

Destaque nas ações

Além disso, a autarquia prorrogou a validade da autorização de tráfego de escolares, e o Diretor-geral Zélio Maia estendeu mais uma vez o prazo para a realização da vistoria e anunciou isenção do preço público desse serviço para a categoria. http://www.detran.df.gov.br/detran-prorroga-validade-da-autorizacao-de-trafego-de-escolares/

Até na quarta-feira (19/1), 1.141 processos foram autuados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

  • 180 com análise aprovada, portanto estão devidamente aptos a prestarem o serviço de transporte de escolares; (publicados hoje no DODF). A instrução nº41, publicada no dia 7/1/2022, foi tornada sem efeito.
  • 460 reprovados e estão irregulares devido às pendências na apresentação e comprovação de documentos.

À medida que forem sanando as irregularidades, complementando a documentação e atendendo os requisitos legais, a análise será atualizada e o processo devidamente instruído.

Os demais estão em análise. O DETRAN nos esclarece oficialmente que,  a análise requer a conferência criteriosa de diversos documentos, o que demanda tempo, e obviamente mais segurança neste processo, limando quaisquer tipo de fraudes que possam existir em quaisquer que sejam a relação de documentos apresentados nesta fase.

Categoria assistida

A Direção-geral do Departamento está aberta ao diálogo com a categoria, já reuniu-se com seus representantes por quatro vezes para sanar dúvidas do recadastramento, disponibilizou um canal de WhatsApp exclusivamente para atendê-los, abriu em todas as unidades a possibilidade de entrega de documentos, disponibilizou uma unidade para atendimento presencial exclusivo, sem necessidade de agendamento prévio, tudo isso para humanizar e facilitar a comunicação entre o Departamento e os autorizatários.

Cabe salientar que o DETRAN/DF, além de prorrogar o período de atualização cadastral, prorrogou também por três vezes, a data limite para que os autorizatários realizassem a vistoria no(s) veículo(s).

Em razão das dificuldades impostas pela pandemia, o DETRAN ainda isentou a categoria do pagamento da taxa de vistoria e prorrogou a validade das autorizações de tráfego.

Ao longo de 2021, o DETRAN/DF disponibilizou agendamento de vistoria exclusivo para transporte escolar, ao todo foram cerca de 3 mil vagas oferecidas e em torno de 95% dos veículos de transporte escolar foram vistoriados pelo DETRAN.

Responsabilidade para com os usuários

Destaca-se que aqueles que não se adequarem à legislação não serão aprovados, uma vez que está em jogo a segurança dos usuários do serviço, que são em sua maioria crianças e jovens.

Fonte: Com informações da assessoria de comunicação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -