Xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, vice-presidente, vice-primeiro-ministro, presidente do Gabinete Presidencial e presidente do Conselho de Administração do Conselho de Estabilidade Financeira, presidiu a segunda reunião do Conselho em 2024, realizada em Abu Dhabi.
A reunião contou com a presença dos membros do Conselho, incluindo Mohammed bin Hadi Al Husseini, ministro de Estado para Assuntos Financeiros; Khaled Mohamed Balama, governador do Banco Central dos EAU (CBUAE); Ahmed Jassim Al Zaabi, presidente do Conselho do Mercado Global de Abu Dhabi; Younis Haji Al Khoori, secretário-executivo do Ministério das Finanças; e Ebrahim Al Zaabi, assistente do Governador para Política Monetária e Estabilidade Financeira do CBUAE.
O Conselho revisou os tópicos da agenda da reunião e o progresso na implementação das decisões e diretrizes emitidas pelo Conselho de Administração.
O grupo analisou as perspectivas financeiras globais e locais, destacando a resiliência da economia dos EAU em meio às incertezas globais, impulsionada em grande parte pelo forte desempenho dos setores não petrolíferos e pelo comércio exterior sustentável.
O Conselho também discutiu os recentes desenvolvimentos no setor bancário dos EAU, que tem apresentado forte crescimento nos níveis de crédito e capital, além de uma melhora na qualidade dos ativos.
O sistema financeiro dos EAU está em uma posição sólida para enfrentar desafios potenciais e apoiar a economia do país. Testes de estresse recentes confirmaram a capacidade do setor de suportar choques econômicos significativos e revelaram que os bancos possuem amortecedores suficientes para proteger o capital e a liquidez.
Fonte: WAM Emirados