23.5 C
Brasília
07/12/2024
InícioNotíciasDestaquesToni Duarte se torna Cidadão Honorário de Brasília

Toni Duarte se torna Cidadão Honorário de Brasília

Outra figura de renome político que marcou presença na cerimônia foi Edson Lobão, que exerceu sua função como senador por 32 anos, ocupou o cargo de ministro e foi governador do Maranhão entre 1991 e 1994. De acordo com Lobão, a concessão do título é um gesto de justiça por parte da assembleia legislativa do Distrito Federal.

Nesta sexta-feira (1º), o Jornalista Maranhense, Antônio Carvalho Duarte, foi agraciado com o título de cidadão honorário de Brasília. Conhecido popularmente como Toni Duarte, recebeu a honraria a mais alta honraria do legislativo local.

O título proposto pelo deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), foi concedido em cerimônia especial realizada no plenário da Câmara Legislativa, com a casa lotada por familiares, amigos e admiradores do legado construído por Toni Duarte.

Antônio Carvalho Duarte
Antônio Carvalho Duarte

Estabelecido em Brasília há 27 anos, o jornalista Toni Duarte subiu à tribuna para exaltar a cidade que o acolheu e a na qual ele continua a escrever a sua biografia. Sem esquecer suas origens, Duarte destacou que a honraria reflete tanto os maranhenses que ainda vivem em seu estado de origem quanto os mais de 200 mil que habitam o Distrito Federal.

Na ocasião o deputado Eduardo Pedrosa qualificou Duarte como um jornalista que personifica a vocação para transmitir a notícia “com clareza, simplicidade, coerência e imparcialidade”.

Pessoas que tiveram um papel significativo na trajetória de Duarte ao longo dos anos estiveram presentes na mesa da cerimônia. O presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), José Fernando Vilela, relembrou a carreira do homenageado, abrangendo desde suas atividades como fotógrafo, editor de matérias especiais e radialista até sua contribuição como criador do portal Radar DF e da ABBP. “Toni Duarte é um exemplo de que o jornalismo vai além da informação: é uma forma de arte, de ativismo e de amor à sociedade”, destacou o também jornalista Vilela.

Juntamente com o proponente do título, o deputado Pedrosa, o distrital Roosevelt (PL) também esteve presente na cerimônia de homenagem. “O Tony é consenso entre todos nós parlamentares e entre a comunidade jornalística”, avaliou. Roosevelt ainda definiu que o título tem o condão de materializar o respeito da população do DF para com o jornalista celebrado.

Outra figura de renome político que marcou presença na cerimônia foi Edson Lobão, que exerceu sua função como senador por 32 anos, ocupou o cargo de ministro e foi governador do Maranhão entre 1991 e 1994. De acordo com Lobão, a concessão do título é um gesto de justiça por parte da assembleia legislativa do Distrito Federal.

Uma outra perspectiva sobre Duarte foi discutida pela governadora assistente do distrito 4.530 do Rotary Internacional, Heloísa Cardoso da Silva, que estava presente em nome do governador Euripedes Barsanulfo Lima. Nas declarações de Lima, que foram lidas por ela, Toni Duarte trouxe nova energia às iniciativas do Rotary Club de Brasília, impactando positivamente a vida de pessoas necessitadas.

Antônio Carvalho Duarte
Antônio Carvalho Duarte

O desembargador Roberval Casemiro Belinati, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Presente na homenagem expressou um sentimento comum a todos os presentes o apresso a biografia do jornalista que se mescla a história da Capital Federal. “Está é uma homenagem justa a um homem que por sua dedicação e amor à cultura tornou-se um dos maiores brasilienses que nós temos”, concluiu.

Um Pouco sobre Toni Duarte

Nascido em São Luís do Maranhão, Toni Duarte traz consigo quase 50 anos de trajetória no jornalismo. Ele iniciou sua carreira no jornal O Imparcial, onde assumiu diversas funções e consolidou sua reputação. No rádio, destacou-se como âncora do programa Bom Dia São Luís, conquistando ampla audiência. Em 1996, foi alvo de um atentado planejado pelo crime organizado, uma represália ao seu trabalho investigativo. Dois anos depois, em 1998, mudou-se para Brasília. No Distrito Federal, atuou como consultor na Rádio Senado e fundou o portal Radar DF, além de se envolver em diversas outras atividades na área.

Fonte: Mídia Alternativa

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -