27.5 C
Brasília
29/04/2024
InícioNotíciasDestaquesUBS da Ponte Alta realiza tratamento odontológico em escola

UBS da Ponte Alta realiza tratamento odontológico em escola

 Ação oferece tratamento e orientação sobre saúde bucal

As crianças da Escola Classe da Ponte Alta estão recebendo atendimento dos profissionais de Odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) 12, localizada na área rural do Gama. A ação já aconteceu duas vezes e terá continuará até que todos os meninos e meninas do ensino fundamental I desta escola, com idade entre cinco e 15 anos, sejam avaliados pelos dentistas da unidade.

A iniciativa contempla ações educativas, com orientação sobre bons hábitos alimentares, escovação supervisionada, entrega de kits de higiene bucal e tratamento odontológico preventivo com uma técnica diferenciada.

“A técnica que usamos é a Tratamento Restaurador Atraumático, que nos permite atender fora de um consultório, trazendo menor estresse e ansiedade ao paciente, visto que raramente causa dor. É uma forma eficaz de prevenção e controle da cárie em populações vulneráveis”, ressalta o odontólogo da UBS, Paulo Alcântara.

A UBS atende a uma área extensa, o que, às vezes, distancia a comunidade dos profissionais que ali atuam. Boa parte dos moradores trabalha longe e precisa percorrer longas distâncias.

A gerente da UBS, Bárbara Lima, destaca: “Diante desta problemática, a equipe que atende na Ponte Alta sempre busca inovar para o acolhimento à comunidade. E o atendimento dentro das escolas é mais uma ideia desses profissionais”.

RESULTADOS – Maria da Glória, de 11 anos, é estudante do 5º ano e esta foi sua primeira vez no dentista. Mas, apesar de ter ficado apreensiva, saiu satisfeita com o atendimento:  “Fiquei com medo, mas é tranquilo. Aprendi a escovar os dentes bem direitinho e a ter cuidado com a alimentação”, revelou a menina, que sorriu satisfeita.

A diretora da escola, Marly Froes, destacou o benefício do atendimento da UBS na escola: “A comunidade tem dificuldade para chegar à unidade. Muitas vezes, não tem tempo ou conhecimento da importância dos cuidados com a saúde bucal. É muito bom quando os profissionais e gestores arregacem as mangas e façam as coisas acontecer”.

O projeto desenvolvido pela equipe da UBS 12 é preventivo e busca evitar um tratamento mais invasivo no futuro. “A intenção é fazer o tratamento em todos os alunos da escola, começando pelas crianças que estão nos últimos anos. As famílias aderiram e a ação acontecerá toda semana, até o atendimento efetivo de todas as crianças”, informa a coordenadora da UBS 12 de Ponte Alta, Andryenne de Carvalho.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -