24.5 C
Brasília
18/04/2024
InícioNotíciasDestaquesVigilância Ambiental realiza ação educativa na Emergência do HRT

Vigilância Ambiental realiza ação educativa na Emergência do HRT

Foco é a prevenção aos mosquitos e outros bichos nas residências

Agentes da Vigilância Ambiental estão prestando esclarecimentos à população na Emergência do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), na quarta (15) e quinta-feiras (16). Os pacientes que aguardam pelo atendimento têm a oportunidade de observar o mosquito Aedes Aegypti, escorpiões, barbeiro e ratos empalhados, ao mesmo tempo em que recebem informações sobre as doenças transmitidas por esses bichos. A equipe também orienta sobre as formas de prevenção.

“Eu nunca tinha visto um mosquito assim de perto. Sempre vi pela televisão. Eu achei interessante porque eles têm desde a larva até o mosquito formado, além de informações sobre o rato, coisas que eu não sabia”, comenta a paciente Ilda Amaral Lucindo, que foi ao HRT em busca de atendimento oftalmológico.

Ilda contou que sua irmã foi picada pelo mosquito da dengue no ano passado e precisou de atendimento médico. “Ela já tem 72 anos, ficou muito mal e teve de ficar internada. Agora, ficou mais fácil identificar o mosquito e ficar alerta com os cuidados”, reflete a senhora.

Outra paciente que sentiu curiosidade ao se deparar com os animais foi Sâmia Santos Lima. Ela buscava atendimento na Ortopedia e aproveitou a espera para se informar. “Eu achei interessante porque muita gente não conhece o mosquito, os tipos de escorpiões venenosos, a ratazana, que também causa doenças”, elencou.

O superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Luciano Agrizzi, avalia: “Informar a população se reverte em benefícios aos próprios usuários da rede. A Região de Saúde Sudoeste tem trabalhado com vários agentes, inclusive de outras instâncias, como as administrações regionais e outros órgãos do governo, para divulgar os sintomas das doenças causadas por esses animais, ensinando a como se prevenir e onde buscar atendimento”.

EDUCAÇÃO – Esta é uma ação educativa, promovida pela Vigilância Ambiental, que tem equipes percorrendo as unidades de saúde, escolas e outros estabelecimentos para levar esclarecimento sobre as arboviroses e outras endemias à população. A equipe também distribui material informativo para reforçar os cuidados na prevenção aos insetos.

Dados do último Informativo Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado no final de 2019, mostram que o Distrito Federal registrou 50.464 casos suspeitos de dengue, dos quais 48.847 (96,8%) são de residentes no DF e 1.617 (3,2%) provenientes de outros estados.

Dentre os casos confirmados, 48 evoluíram para óbitos, 74 são casos graves que sobreviveram e 873 casos de dengue com sinais de alarme. O próximo boletim deve ser publicado nesta segunda quinzena de janeiro.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -