24.5 C
Brasília
26/02/2024
InícioNotíciasDestaquesApós afastamento, governador Ibaneis Rocha tem aprovação recorde no DF: 63,6%. Ele...

Após afastamento, governador Ibaneis Rocha tem aprovação recorde no DF: 63,6%. Ele foi reeleito com 50,3%

Vítima de afastamento por razões não confirmadas, ele tem avaliação elevada. Dos 42,5% que avaliam negativamente o governo petista Lula, 14,4% o consideram “ruim” e 28,1% “péssimo”.

Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas no Distrito Federal revela que não afetou o prestígio do governador Ibaneis Rocha (MDB) o seu afastamento por 66 dias, em razão da suspeita de “omissão”, jamais comprovada, nos atos de vandalismo de 08 de Janeiro, em Brasília.

A pesquisa atestou números recordes de aprovação da administração de Ibaneis Rocha, no total de 63,6%, enquanto apenas 32,2% a desaprovam e 4,3% disseram não saber ou não opinaram.

Os que desaprovam a gestão são basicamente os opositores que ele derrotou no primeiro turno, em 2022. Na ocasião, Ibaneis obteve 832.633 votos, equivalentes a 50,3% do total.

Baseado em meras suspeitas e sem ouvir Ibaneis, o ministro Alexandre de Moraes determinou seu afastamento do cargo ainda na noite de 08 de janeiro e manteve essa decisão por mais de dois meses, apesar de nada ter sido encontrado que confirmasse as tais suspeitas.

O Paraná Pesquisas verificou, nesse levantamento, que Ibaneis Rocha é mais bem avaliado nas faixas etárias dos 16 aos 34 anos, com 64,8% de aprovação. Na faixa etária dos 35 aos 59 anos a aprovação do governo continua alta, oscilando de 62,8 a 62,4%.

Ibaneis também é muito bem avaliado em todas as fixas, segundo os critérios de escolaridade e de renda mensal.

Veja a avaliação de Ibaneis Rocha no Distrito Federal:

Reprovação de Lula

A mesma pesquisa também aferiu a avaliação que os moradores do DF faz do seu principal morador, o presidente da República, e o resultado é negativo para Lula (PT): A avaliação positiva do governo federal está limitada a 31,9%, contra 42,5%.

O levantamento mostra que apenas 9,4% dos entrevistados consideram o governo de Lula “ótimo”, enquanto 22,5% o avaliam como “bom”.

De acordo com o Paraná Pesquisas, outros 23,7% dos entrevistados no DF acham “regular” o atual governo petista.

Dos 42,5% que avaliam negativamente o governo petista, 14,4% o consideram “ruim” e 28,1% “péssimo”. Somente 1,9% ficaram em cima do muro, afirmando não saber ou simplesmente não opinou.

Desaprovam o atual governo federal 45,7% dos entrevistados, incluindo a avaliação de “regular”, enquanto 50,5% o desaprovam.

O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 1.504 eleitores entre os dias 26 e 29 de abril, com margem de confiança de 95%.

Veja os números da desaprovação de Lula no DF:

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -