20.5 C
Brasília
26/04/2024
InícioNotíciasDistrito FederalGrafiteiros e pacientes estão colorindo os muros do Caps II de Taguatinga

Grafiteiros e pacientes estão colorindo os muros do Caps II de Taguatinga

Revitalização deixará o ambiente da unidade mais receptivo

O Centro de Atenção Psicossocial II (Caps) de Taguatinga está mobilizando os grafiteiros da cidade para levar esta arte aos muros que cercam a unidade. O objetivo é deixar a chegada ao Caps II mais acolhedora e humanizada para quem busca auxílio no centro, que hoje atende cerca de 600 pessoas.

“Com enfoque na Semana da Luta Antimanicomial, buscamos revitalizar o muro de entrada para que a ambiência esteja mais receptiva aos nossos usuários e à comunidade. A pintura está acontecendo aos poucos, pois o muro é muito grande”, conta o gerente do centro, Gustavo Murici Nepomuceno.

Segundo ele, “os desenhos nascem das ideias sugeridas pelos pacientes e adaptadas pelos grafiteiros, que fazem o contorno e os pacientes fazem o preenchimento, voltando ao profissional na hora de finalizar a arte”.

Para a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio, “essa é uma atividade que integra o Caps à comunidade, que acolhe pacientes e familiares, de maneira indireta, mas muito eficaz”.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no Brasil, é comemorado em 18 de maio. A data, estabelecida em 1987 pelo Movimento da Reforma Psiquiátrica, marca um momento de reflexão sobre os avanços e os entraves nas políticas públicas existentes.

O Centro de Atenção Psicossocial é o serviço de saúde pública modelo para os cuidados em saúde mental. O atendimento no Caps II é voltado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas ou drogas.

Constituído por equipe multiprofissional, a unidade realiza, prioritariamente, atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental, mas está aberta a toda a comunidade.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

A​cesse a​ galeria de imagens da Saúde​ clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -