A votação popular para escolha das vencedoras do Prêmio Inspirar 2023 está aberta até o próximo domingo (22) no site do Instituto Neoenergia. Nessa fase, sete lideranças femininas do Distrito Federal estão elegíveis a continuar no processo de avaliação. A premiação vai distribuir, no total, R$ 140 mil para 16 vencedoras (13 escolhidas por essa votação popular e três por um comitê de especialistas).
Em sua terceira edição, a iniciativa vai reconhecer lideranças femininas que atuam há pelo menos um ano no campo da arte e cultura, com impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social em sete estados Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo e no Distrito Federal.
“Destacar a atuação dessas lideranças é importante para valorizar o protagonismo feminino no fomento à cultura. A premiação traz visibilidade ao trabalho conduzido por mulheres de diferentes estados do país para melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas de vulnerabilidade social”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. “A representatividade delas inspira todos a reconhecer a potência das atividades artísticas e culturais como mecanismo de superação dos desafios impostos pela Agenda 2030 e nos instiga a sermos agentes de mudança e construirmos juntos um futuro melhor para o nosso Brasil”, finaliza a executiva.
O Prêmio Inspirar 2023 vai celebrar as histórias de transformação social promovidas por 16 mulheres, em três categorias: Pessoa Física/MEI Microempreendedora Individual; Coletivos ou Grupos não formalizados; Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil. Do total de premiadas, três ainda são selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas do prêmio, por mérito cultural.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Neoenergia, com a colaboração das cinco distribuidoras da companhia Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS), Neoenergia Pernambuco (PE), além da parceria técnica da Baluarte Cultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasilia