26.5 C
Brasília
24/04/2024
InícioNotíciasDestaquesJornalistas do Correio Braziliense aprovam estado de greve contra atrasos no Jornal

Jornalistas do Correio Braziliense aprovam estado de greve contra atrasos no Jornal

Os jornalistas do Correio Braziliense, reunidos em assembleia nesta terça-feira (02/4), aprovaram estado de greve contra as irregularidades praticadas pelo jornal. A empresa vem atrasando salários dos editores, férias e benefícios, além de protelar o pagamento dos trabalhadores precarizados como freelancers.

Antes da assembleia, o Sindicato dos Jornalistas e a Comissão de Empregados se reuniram com a direção do Correio Braziliense, que apresentou um calendário para quitação dos salários, dos freelas e do auxílio alimentação até o final do mês. Uma proposta para pagamento da segunda parcela do PLR e das férias em atraso ficou de ser apresentado no dia 22/4.

Os trabalhadores continuarão mobilizados para exigir a regularização dos atrasos. A assembleia será retomada na próxima terça (9/4) para acompanhar os pagamentos prometidos. Ao longo do mês, outras assembleias estão programadas para as terças-feiras.

Os jornalistas também aprovaram a proposta para que o jornal deixe de precarizar os empregados através dos freelas e que apresente um cronograma de regularização destes colegas. A direção do SJPDF reforçou que esse modelo de contratação é uma fraude trabalhista do Correio já que os freelas são subordinados, tem escala regular de trabalho e nenhum direito trabalhista e que os jornalistas devem ser regularizados.

Outro ponto cobrado pelos jornalistas foi o compromisso da empresa manter as reuniões semanais com a redação para socializar os avanços em relação à solução da crise financeira e o pagamento das obrigações trabalhistas, como o histórico atraso do FGTS que já dura mais de quatro anos.

A direção do SJPDF avalia como fundamental a mobilização dos jornalistas e que a empresa busque uma solução o mais rápido possível. A Diretoria espera ainda que a crise do Correio Braziliense não seja usada como impedimento para avançar nas negociações salariais da Convenção Coletiva de Trabalho.

Fonte: Sindicato Jornalistas DF

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -