19.5 C
Brasília
01/08/2021
InícioNotíciasDistrito FederalSIA passa por nova vistoria com drones para detectar focos do Aedes

SIA passa por nova vistoria com drones para detectar focos do Aedes

No primeiro dia da ação, quase 100% dos imóveis visitados tinham larvas do mosquito

Uma nova vistoria com drones foi realizada, na quinta-feira (6), nos imóveis do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Agentes de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, em parceria com militares do Corpo de Bombeiros e outros órgãos do Governo do Distrito Federal, continuaram as ações iniciadas na quarta-feira (5) para detectar focos do mosquito Aedes aegypti.

“Infelizmente, em torno de 150 imóveis do SIA estão fechados. A liminar que temos em mãos nos possibilita adentrar nesses lotes. Ao fazermos isso, detectamos muitos depósitos do mosquito. Dos visitados ontem, quase 100% tinham larvas do Aedes. E uma área como essa compromete toda a região”, informou o diretor de Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues.

De acordo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Deusdete Vieira, a maior parte dos locais visitados estavam abandonados, o que facilitou o acúmulo de água e proliferação do mosquito em pontos como caçambas de lixo, pneus e terrenos baldios. “Vistoriamos 40% da demanda repassada, e hoje vamos trabalhar para concluir os imóveis restantes”, ressaltou.

Os trabalhos continuam com o uso de três drones operados por homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Com as imagens em alta resolução tiradas pelos equipamentos, os agentes de Vigilância Ambiental identificam os imóveis onde há possibilidade de focos e os indicam para as equipes de campo que fazem as vistorias.

Quando os agentes da Secretaria de Saúde e bombeiros vistoriaram os locais, passam larvicida em pontos estratégicos e orientam sobre como evitar a proliferação do mosquito. Nos imóveis fechados, é necessário utilizar escadas para entrarem nos lotes.

Para os moradores e frequentadores do Setor de Indústria e Abastecimento, a ação é mais do que bem-vinda. Um dos que elogiaram a iniciativa foi o eletricista Tássio Nobrega, encarregado de uma das oficinas no local. “Esse tipo de ação ajuda muito. Com mais pessoas para cobrar essa atenção, mais seguro eu me sinto, e fica melhor para todo mundo”, comentou Tássio.

AÇÃO – A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde e pela Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes do Distrito Federal (SDCC), formada por diversos órgãos do DF, como Casa Civil, Secretarias de Saúde e de Educação, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, dentre outros.

A Diretoria de Vigilância Ambiental também executa, rotineiramente, um trabalho constante de visita às residências e locais com prováveis focos do Aedes aegypti, realizando manejos ambientais, aplicação de fumacê, instalação de armadilhas contra o mosquito e educação ambiental.

FORÇA TAREFA – Uma nova força-tarefa será realizada no próximo sábado (8) para combater a proliferação do vetor transmissor da dengue e outras arboviroses. Desta vez, a mobilização será realizada nas regiões administrativas do Gama, Fercal, Sobradinho, Vila Planalto e Arapoanga.

A última mobilização ocorreu no início de fevereiro, em Ceilândia, Pôr do Sol, Sol Nascente, Samambaia, Taguatinga e Brazlândia. Um total de 5.382 imóveis foram visitados por cerca de 700 militares do Corpo de Bombeiros.

Eles encontraram 14.631 depósitos de água, sendo que 31 deles tinha focos do mosquito. Também fizeram inspeções domiciliares e comerciais, com tratamento biológico e instalação de armadilhas.

CASOS – O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde apontou 1.419 casos prováveis de dengue nas primeiras semanas de janeiro deste ano, com uma morte pela doença. Houve aumento de 84,1% de casos, se comparado com o mesmo período de 2019. As crianças menores de um ano de idade e as pessoas com mais de 50 anos foram as mais atingidas pela doença.

TELEFONE – Dicas e alertas sobre a Dengue? Envie seu CEP para o número 40199 e cadastre-se na lista da Defesa Civil. Essa é outra atividade em parceria com a Secretaria de Saúde.​

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
Mandando bala na notícia, informando e detonando de uma forma que você nunca viu! Obrigado por acessar nosso blog!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -