22.5 C
Brasília
19/03/2024
InícioNotíciasDestaquesGoiás sediará Fórum de Governadores do Brasil Central

Goiás sediará Fórum de Governadores do Brasil Central

Jornalistas e veículos de comunicação interessados em fazer a cobertura do Fórum de Governadores do Brasil Central devem encaminhar solicitação para o e-mail [email protected]. Para o cadastro são necessários nome completo e RG dos profissionais, bem como modelo e placa dos veículos a serem utilizados.

Goiás vai sediar o Fórum de Governadores do Brasil Central, na próxima sexta-feira (29/09), em Rio Quente, no sul do estado. O evento é promovido pelo Consórcio Brasil Central e reúne sete estados da federação.

O governador Ronaldo Caiado receberá os chefes de Executivo para discutir temas fundamentais para o desenvolvimento dessa região estratégica do país, como reforma tributária e segurança pública.

Estão confirmadas as presenças de Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Carlos Brandão (Maranhão), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia) e Wanderlei Barbosa (Tocantins).

Fórum de Governadores

A abertura, às 8h30, será realizada pelo anfitrião do encontro, o governador Ronaldo Caiado, e pelo presidente do bloco, Mauro Mendes. Em seguida todos os gestores participam do painel 1, que tem como tema “Brasil Central: Oportunidades e Desafios”.

O diretor executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudo Socioeconômicos (IMB), Erik Alencar, vai debater em um segundo painel os impactos da Reforma Tributária na região do Brasil Central.

O assunto é criticado pelo governador Ronaldo Caiado desde que começou a tramitar no Congresso Nacional. A falta de transparência e a perda de autonomia dos estados com a criação de um conselho federativo é reprovada por ele, além do risco de aumento de impostos e desigualdades regionais. O alerta é que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2019) resultará em prejuízos.

Agrava o fato de que estudos que ancoram os impactos da reforma têm hipóteses simplificadoras. “A total falta de aderência com a realidade não contribui para a discussão”, acrescenta.

Criminalidade

O terceiro painel prevê a participação de secretários de segurança pública dos estados que compõem o bloco para assinatura de protocolo de intenções e troca de experiências. Goiás vai apresentar dados que mostram quedas históricas nos índices de criminalidade, bem como destacar os investimentos realizados na área.

O reforço do aparelhamento das tropas é exemplo de dignidade e igualdade de condições de combatividade aos policiais. Desde 2019, o Governo de Goiás destinou mais de R$ 68 milhões para a aquisição de novas armas e R$ 8 milhões em munição, além de reforço na área de inteligência e integração de todas as forças policiais.

O quarto e último painel tem como tema o “Marco Temporal: Direito de Propriedade”, com a senadora pelo Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, como palestrante. Ao fim do Fórum, ainda está prevista a assinatura da “Carta de Goiás” por parte de todos os governadores. O documento deve trazer posicionamentos sobre agronegócio, industrialização, educação, empreendedorismo, meio ambiente, saúde, segurança pública e reforma tributária.

Cobertura

Jornalistas e veículos de comunicação interessados em fazer a cobertura do Fórum de Governadores do Brasil Central devem encaminhar solicitação para o e-mail [email protected]. Para o cadastro são necessários nome completo e RG dos profissionais, bem como modelo e placa dos veículos a serem utilizados.

Serviço

  • Assunto: Fórum de Governadores do Brasil Central
  • Quando: Sexta-feira (29/09), às 8h30.
  • Onde: Pousada do Rio Quente, Rio Quente (GO)

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -