Portal do próprio Senado pede a avaliação dos eleitores, que se manifestaram contra a PEC rapidamente
No mesmo dia em que foi publicada a PEC 33/2020, que permite a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, o site “eCidadania”, que realiza enquetes sobre cada projeto em tramitação na Casa, já registrou 96,6% de rejeição à proposta, em menos de 24 horas. Se quiser participar da enquete, clique aqui.
Já nas primeiras horas de publicação, como mostra a imagem abaixo, a rejeição à PEC já era acima de 90%.
Quase todos os votos foram registrados contra o projeto da senadora Rose de Freitas (Pode/ES). A autora da PEC da reeleição, apesar de ter votado contra Davi Alcolumbre na eleição para o comando do Senado, em 2019, agora faz parte da bancada que o agrada, introduzindo oficialmente a ideia da reeleição.
A proposta vem sendo articulada há meses pela dupla de parlamentares do DEM, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Agora Freitas justifica a ideia: a “reeleição já se incorporou à nossa cultura política”.
Membro do grupo “Muda, Senado”, o senador Oriovisto Guimarães (Pode/PR), que foi eleitor de Alcolumbre em 2019, hoje é contra o projeto quer permitiria a eleição para os cargos da Mesa Diretora.
Para ele, “a democracia é linda e sua beleza maior está na alternância do poder,” como alertou em carta aberta ao presidente do Senado, esta semana.
à meia-noite desta quinta-feira (10), estavam consignados 173 votos contra a proposta de reeleição da dupla Alcolumbre-Maia, contra apenas 5 votos de apoio.
Veja abaixo a lista de senadores que apoiam o projeto que altera a Constituição para satisfazer a ambição de reeleição dos dois políticos:
Fonte: Diário do Poder