27.5 C
Brasília
21/11/2024
InícioPolíticaCLDFEleitos pelo Distrito Federal, Bia Kicis e Donizet trocam PRP pelo PSL

Eleitos pelo Distrito Federal, Bia Kicis e Donizet trocam PRP pelo PSL

Por Caio Barbieri & Isadora Teixeira

Estreante na Câmara Legislativa, o deputado distrital Daniel Donizet decidiu mudar sua filiação política. Nesta quinta-feira (31/1), o parlamentar deixou o Partido Republicano Progressista (PRP) pelo qual foi eleito para ingressar no Partido Social Liberal (PSL), legenda do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Donizet segue o mesmo caminho da deputada federal eleita Bia Kicis. Ela também sai do PRP para se filiar ao PSL. A mudança será efetivada assim que a congressista tomar posse nesta sexta-feira (1º/2) na Câmara dos Deputados.

“Agradeço o espaço que o PRP me cedeu para a disputa eleitoral, mas, a partir deste momento, sigo com o PSL, mas isso não impede de nos mantermos juntos na construção de um projeto maior”, afirmou Donizet ao Metrópoles.

Racha no PSL

Nas eleições de 2018, o diretório nacional do PSL se desentendeu com o presidente regional da legenda, Newton Lins. O comando local não acatou decisões majoritárias do partido e não deu abrigo à campanha do general Paulo Chagas para o Palácio do Buriti. Lins preferiu apoiar o nome de Ibaneis Rocha (MDB) e o militar da reserva acabou no PRP.

A mudança dos dois novos deputados foi costurada pela nacional do PSL. Newton Lins deve deixar o comando da sigla em março, quando a cadeira passará a ser ocupada por Bia Kicis.

O grupo defende que a troca de legenda não configurará infidelidade partidária, uma vez que os dois estão legalmente amparados pela Emenda Constitucional nº 97. O texto permite que parlamentares eleitos por partidos que não cumpriram a cláusula de barreira, como ocorreu com o PRP, troquem livremente de legenda sem a perda do mandato.

Fonte: Metrópoles

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -