O deputado federal Marcel van Hattem (Novo/RS), autor do autor da proposta de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade, atualizou os números, na sexta-feira (19), em vídeo publicado nas redes sociais:
“Conseguimos desde ontem mais cinco assinaturas e agora faltam menos de 30 para chegarmos ao número necessário para protocolar o requerimento.”, esclareceu Marcel van Hattem (Novo/RS).
Vale lembrar que é necessário que pelo menos 1/3 dos 513 deputados assinem o documento, ou 171. Isso significa que quase 150 já concordaram com a criação do colegiado.
Há ainda um abaixo-assinado online com mais de 250 mil assinaturas favoráveis à instalação da CPI que poderá apurar uma série de eventos envolvendo os Três Poderes, com foco na atuação do judiciário, desde o início do mandato de Jair Bolsonaro, em 2019, com o desrespeito da Corte Suprema em relação à autonomia das instituições e incluindo decisões e determinações mais recentes também da Corte Eleitoral.
Não há dúvida, entretanto de que os atos recentes do poder executivo, desde a posse de Lula e seus ministros, em janeiro deste ano, acabarão como alvos da CPI.
Para aderir ao ‘abaixo-assinado’, é só clicar neste link: https://novo.org.br/cpi/
O texto do site traz o seguinte conteúdo:
Para que a ordem impere em um país, as pessoas precisam confiar que o Poder Judiciário é capaz de oferecer justiça. A cassação do deputado Deltan Dallagnol pelo TSE mostra que integrantes das cortes mais altas do país há muito tempo abandonaram esse objetivo.
Cada vez mais brasileiros enxergam o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral como fontes de ilegalidades, inquéritos abusivos e intimidatórios, favorecimento de alguns e perseguição de outros e de decisões motivadas por ressentimentos pessoais e desejos de vingança.
Os brasileiros que apoiam este abaixo-assinado desejam a instauração da CPI do Abuso de Autoridade do STF e do TSE, para que estes excessos sejam investigados e para que o equilíbrio de poderes da democracia brasileira possa ser restabelecido.
Assine e diga NÃO ao abuso de autoridade!
Ao final do vídeo Marcel van Hattem (Novo/RS) também comunica que estará neste domingo (21), às 3 da tarde, em Curitiba, em um ato diante do Ministério Público Federal (MPF), em protesto contra a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol, a mais recente vítima do ‘ativismo judicial’.
Confira:
Assine o abaixo-assinado pela CPI do
Abuso de Autoridade do STF e do TSE (https://t.co/XwaQoQ0YqZ) e participe do ato de apoio a Deltan neste domingo, 21,
em Curitiba. Eu vou!https://t.co/TwjiEaC6Df pic.twitter.com/nupLsuMaIy— Jakelyne Loiola (@Jakelyneloiola_) May 19, 2023
Fonte: Jornal da Cidade Online