Em votos totais, Lula obteve 48% das intenções, e Bolsonaro, 44%, no cenário estimulado; brancos e nulos somam 6%, enquanto 2% não sabem em quem votar
Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira, 6, sobre a disputa presidencial, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente com 52% de votos válidos no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, tem 48%. O segundo turno eleitoral acontecerá no dia 30 deste mês.
Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito. As intenções para votos válidos são calculadas com a exclusão de brancos, nulos e indecisos.
A margem de erro do levantamento é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, Lula varia entre 50,2% e 53,8%, e Bolsonaro entre 46,2% e 49,8%.
Esta é a primeira pesquisa do instituto após o primeiro turno, realizado no último domingo (02).
Em votos totais, Lula obteve 48% das intenções, e Bolsonaro, 44%, no cenário estimulado quando os eleitores recebem uma lista dos candidatos. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 2% não sabem.
Evangélicos x Católicos
A pesquisa desta quinta-feira dá ainda indicações do perfil dos eleitores de cada um dos candidatos. O levantamento também mediu, isoladamente, a preferência dos eleitores católicos e evangélicos. No primeiro caso, Lula lidera com 64% a 36%. Já no segundo segmento, os números praticamente se invertem e Bolsonaro aparece vencendo por 69% a 31%.
De acordo com a pesquisa, Lula tem vantagem entre as mulheres, eleitores mais jovens, nordestinos e pessoas mais pobres. Bolsonaro lidera entre moradores do Sul e do Sudeste, entre aqueles que têm apenas o ensino médio e os brasileiros mais ricos.
Confira os números:
- sexo – Lula vence por 54% a 46% entre as mulheres. Entre os homens, há empate numérico (50% X 50%);
- idade – petista tem maior vantagem entre jovens de 16 a 24 anos: 56% X 44%;
- escolaridade – Lula tem ampla vantagem entre os que cursaram até o ensino fundamental (61% X 39%). Bolsonaro vence entre os que começaram o ensino médio, mas não cursaram o superior (56% X 44%);
- renda – pessoas com renda familiar de até 2 salários mínimos favorecem Lula (55%, contra 45% de Bolsonaro). Os que ganham 5 ou mais salários dão vantagem ao presidente (Bolsonaro 56% X 44% Lula);
- região – 0 petista tem 67% dos votos válidos nordestinos contra 33% de Bolsonaro. O presidente ganharia no Sudeste e no Sul.
A pesquisa foi realizada entre 3 e 5 de outubro de 2022, com 3.500 pessoas entrevistadas nas 27 unidades da Federação, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. O custo foi de R$ 103.715,00. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR 08253/2022.
Vale ressaltar que pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas.
Fonte: Diário do Poder