18.5 C
Brasília
31/10/2024
InícioNotíciasDestaquesAbu Dhabi é a economia que mais cresce na região MENA o...

Abu Dhabi é a economia que mais cresce na região MENA o PIB avança 9,3% em 2022

Durante 2022, as taxas de crescimento nas atividades de saúde e assistência social em Abu Dhabi aumentaram 16,6%, como uma clara indicação dos sérios esforços para fortalecer o sistema de saúde de acordo com os mais altos padrões internacionais e para aprimorar o papel do setor privado na prestação dos melhores serviços de saúde da categoria.

O Centro de Estatísticas de Abu Dhabi (SCAD, na sigla em inglês) divulgou o relatório de estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022, revelando um crescimento de 9,3% em comparação com 2021. Os novos números posicionam o emirado como a economia de crescimento mais rápido na região do Oriente Médio e Norte da África.

O crescimento de Abu Dhabi em seus diversos setores é atribuído à estrutura econômica robusta, juntamente com uma abordagem colaborativa dos setores público e privado. O emirado solidificou sua posição internacional e manteve sua vantagem competitiva, além de manter um ambiente macroeconômico estável.

Isso também reflete o sucesso dos esforços da estratégia de diversificação de Abu Dhabi, liderada pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi (ADDED), que incluiu a criação de um ambiente favorável aos negócios, uma estrutura regulatória, conectividade e infraestrutura incomparáveis para aprimorar suas capacidades de alcançar um desenvolvimento econômico sustentável e inteligente. O emirado vem tomando medidas estratégicas para diversificar a economia, mantendo uma política fiscal prudente e respondendo progressivamente às necessidades e tendências do mercado, incluindo iniciativas para aprimorar ainda mais as estruturas legais e regulatórias para incentivar o investimento estrangeiro direto e promover seus investimentos domésticos.

Além disso, a Estratégia Industrial de Abu Dhabi (ADIS), lançada em junho de 2022, desempenhou um papel importante na diversificação da economia do emirado. A ADIS visa fortalecer a posição do emirado como o centro industrial mais competitivo da região, investindo cerca de US$ 2,7 bi, AED 10 bilhões, em vários programas para mais do que dobrar o tamanho do setor para AED 172 bilhões, criando mais de 13 mil empregos e aumentando as exportações não petrolíferas do emirado para AED 178,8 bilhões até 2031. Isso facilitará o acesso a financiamento, melhorando a facilidade de fazer negócios, atraindo investimentos estrangeiros diretos, melhorando o acesso a infraestrutura e serviços públicos de qualidade e apoiando a colaboração com parceiros locais e internacionais.

Ahmed Jasim Al Zaabi, presidente do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi (ADDED), destacou que o forte desempenho contínuo da economia de Abu Dhabi é um testemunho da visão perspicaz da liderança e da eficácia da estratégia de diversificação econômica que defende a parceria público-privada e incentiva investimentos estrangeiros e nacionais. “Como facilitador voltado para o futuro, o ADDED vê as conquistas de Abu Dhabi que consolidaram sua posição como destino preferencial para negócios, investimentos e talentos como base para a próxima fase de nosso desenvolvimento: ‘a Diversificação Econômica 2.0’. É por isso que estamos avançando com nossos planos de desenvolver e implementar políticas e iniciativas para abordar os desenvolvimentos geopolíticos, econômicos, científicos e tecnológicos que estão remodelando a economia”, disse.

Al Zaabi adicionou que a economia de Abu Dhabi é caracterizada por uma economia crescente, liberalizada e diversificada, e impulsionada por uma visão estratégica que coloca a sustentabilidade, o desenvolvimento social e humano no topo de suas prioridades. “Vamos acelerar e aprimorar ainda mais os esforços para nos beneficiarmos da transformação digital, da inovação e da tecnologia avançada em planos econômicos e sociais”, ressaltou.

Abdulla Gharib Alqemzi, diretor-geral interino do Centro de Estatísticas de Abu Dhabi, lembrou que o Emirado de Abu Dhabi alcançou taxas de crescimento notáveis do produto interno bruto não petrolífero, registrando um aumento de 8,4% até o final de 2022. “Esse crescimento é creditado às políticas estratégicas da sábia liderança que priorizam a diversificação econômica, o envolvimento do setor privado e o investimento em capital humano. Essas medidas criaram um ambiente econômico resiliente e capaz de suportar vários desafios, fortalecendo a posição de Abu Dhabi como um próspero centro global”, afirmou.

De acordo com as estimativas emitidas pelo Centro de Estatísticas – Abu Dhabi, o PIB real do quarto trimestre de 2022 alcançou um crescimento de 5,9% no valor de AED 278,3 bilhões em comparação com o mesmo período de 2021. A contribuição dos setores não petrolíferos para o PIB atingiu 50,2%, registrando AED 139,6 bilhões do valor total do PIB durante o quarto trimestre de 2022.

De acordo com as estimativas do PIB de 2022, os setores não petrolíferos testemunharam um crescimento notável de AED 43 bilhões, elevando o total para AED 554,6 bilhões até o final de 2022. Isso fez com que os setores não petrolíferos contribuíssem com 50% do PIB.

As atividades imobiliárias em Abu Dhabi registraram um aumento notável de 17,1% em comparação com 2021. Esse crescimento se deve ao avanço de projetos imobiliários durante 2022 e ao interesse de empresas internacionais em investir no setor.

Durante 2022, as taxas de crescimento nas atividades de saúde e assistência social em Abu Dhabi aumentaram 16,6%, como uma clara indicação dos sérios esforços para fortalecer o sistema de saúde de acordo com os mais altos padrões internacionais e para aprimorar o papel do setor privado na prestação dos melhores serviços de saúde da categoria.

As atividades de comércio atacadista e varejista em Abu Dhabi apresentaram uma taxa de crescimento de 11,6% em 2022, atingindo AED 58,6 bilhões. Esse crescimento indica a contribuição significativa do setor de 5,3% para o PIB real de Abu Dhabi em 2022, refletindo um crescimento próspero nos mercados locais.

As atividades de transporte e armazenamento ultrapassaram AED 18,6 bilhões em 2022, com um crescimento de 10,9%. Esse setor abrange várias atividades, incluindo o transporte de passageiros e cargas por meios ferroviários, terrestres, aéreos e marítimos e atividades de armazenamento relacionadas.

As atividades de serviços de hospedagem e alimentação em Abu Dhabi registraram uma taxa de crescimento de 11,9% em 2022, como um sinal claro do próspero setor de turismo no emirado, solidificando sua posição como um dos destinos turísticos mais populares do mundo.

As atividades de manufatura de Abu Dhabi apresentaram um crescimento de 9,7%, contribuindo com 8,2% para o PIB do emirado e atingindo AED 90,8 bilhões em 2022. Espera-se que o crescimento do setor continue se beneficiando da estratégia industrial de Abu Dhabi, que tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico e contribuir significativamente para melhorar o comércio do emirado com os mercados internacionais.

As atividades de construção em Abu Dhabi apresentaram uma taxa de crescimento clara de 7,6% em 2022, com um valor de AED 86 bilhões. Esse crescimento indica a contribuição significativa do setor de 7,8% para o PIB real de Abu Dhabi. Já as atividades financeiras e de seguros de Abu Dhabi testemunharam um crescimento notável de 7,4%, totalizando AED 62,4 bilhões em 2022, contribuindo com 5,6% do PIB do emirado.

Fonte: WAM

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -