Por Eduardo Magregor
O número de acidentes de trânsito com mortes no Distrito Federal caiu, a exemplo dos quatro meses iniciais de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.
De lá para cá, mesmo com uma frota de tamanho triplicado, segundo o DETRAN, saltando de 605 mil veículos em 1996 para 1.870.203 veículos em 2020, o número de pedestres que morreram em atropelamento no trânsito do DF caiu de 266 para 44 mortes por ano.
“O ano passado apresentou o menor registro de mortes de pedestres em 20 anos.”
Pedestre
Se compararmos os dados de janeiro a maio deste ano foram contabilizados (17 mortes de pedestres) com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 25 mortes de pedestres, temos uma redução de 32%.
Para conscientizar a população o órgão tem feito diversas campanhas educativas, entre elas o Maio Amarelo, mês esse dedicado à reflexão sobre como ter um trânsito mais seguro.
Hoje, campanhas de conscientização sobre as velocidades das vias, sobre o uso do cinto de segurança estão ativas em toda a Capital Federal, em portais de notícias e redes televisivas, surgindo com o objetivo é educar, salvando vidas com responsabilidade perante o processo educativo, evidenciando a punição pela perda.
Fonte: Blog Olhar Digital